Guadalupe Leste

NOVENA MISSIONÁRIA 2020 – OITAVO DIA

OITAVO DIA – A VIDA MISSIONÁRIA NA AMAZÔNIA

Súplica ao Espírito Santo

(Convidar os participantes a acompanhar, em silêncio, o momento de acender a vela. Em seguida, rezar juntos a oração ao Espírito Santo).

Todos: Espírito Santo, sopro de vida, que faz novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumente em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo, cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Leitor 2: O Mês Missionário pede que continuemos a vibrar no seguimento a Jesus Cristo e a levarmos em conta que a vida é missão. Toda pessoa batizada é convidada a colocar-se disponível à missão, respondendo diariamente: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)! Somos enviados a sermos testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão.

A: O Papa Francisco insiste para que sejamos uma Igreja em saída, defensora da vida, servidora e missionária. Unidos a todos os grupos da Novena Missionária do Brasil, rezemos juntos a Oração do Mês Missionário.

Oração do mês missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, Ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso. Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.

  1. Olhar para a vida

Animador(a): Convocado em outubro de 2017, o Sínodo para Amazônia foi uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia. Para Francisco, o objetivo principal da convocação foi “identificar novos caminhos para a Evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, e também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta”.

Leitor(a) 1: De junho de 2018 a abril de 2019, uma série de atividades foram realizadas em todos os países que compõem a Pan-Amazônia para ouvir os povos do território, com destaque para indígenas, ribeirinhos, quilombolas, mulheres, jovens, religiosos e religiosas.

L2: O Sínodo Amazônico foi realizado em outubro do ano passado. Foram 21 dias de intensos trabalhos: reuniões, diálogos, partilhas, silêncios e muita oração. Podemos dizer que a assembleia sinodal foi um verdadeiro kairós em que se pôde, de fato, perceber a ação do Espírito Santo. O que se viu, sentiu, ouviu e falou naquele grande evento eclesial marcou e provavelmente marcará para sempre a história da Igreja, não só da Pan-Amazônia, mas de todo o mundo.

L3: Os padres sinodais entregaram o Documento Final ao Papa Francisco, construído coletivamente pelo grupo que participou do Sínodo: bispos, padres, religiosas, religiosos, leigos, leigas, especialistas e representantes das populações tradicionais da Pan-Amazônia. Em fevereiro deste ano, em resposta ao Sínodo, Francisco publicou uma Exortação Apostólica Pós Sinodal sob o título de “Querida Amazônia”.

L1: O documento apresenta os sonhos do papa para a Amazônia e convida to- dos a retomarem o Documento Final do Sínodo que traz, além de reflexões, indicativos de novos caminhos para a Evangelização e para a ecologia integral.

L2: É hora de vivermos a terceira fase do Sínodo. Muitas comunidades na Amazônia, e fora dela, já estão desenvolvendo diversas ações que merecem ser destacadas e que podem iluminar a nossa prática na nossa realidade local.

 

  1. A Palavra de Deus ilumina nossa vida

Canto:

PELA PALAVRA DE DEUS

Ministério Católico Nova Geração

Pela Palavra de Deus Saberemos por onde andar Ela é luz e verdade Precisamos acreditar

Leitura do texto Bíblico Lucas 4,16-21

Texto

16 Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: 18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos 19 e proclamar um ano aceito da parte do Senhor”. 20 Depois, fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele. 21 Então, começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.”

O que diz o texto?

A: Por meio da leitura do profeta Isaías, Jesus apresenta o seu programa de vida, sua missão. Reconhece que o Espírito de Deus está com ele e que foi consagrado para uma missão. Ele diz a que veio: uma grande paixão pela esperança e pela libertação, uma aproximação à vida difícil de tantos marginalizados e incompreendidos, uma clara tomada de posição que o levará a romper esquemas e métodos.

L2: Ele apresenta uma proposta religiosa que é também um novo projeto social, um grito de revolta contra a opressão, mas sobretudo fruto e sinal da graça de Deus que domina a história e que quer habitar conosco. A partir do “hoje”, a visão de Isaías se torna realidade. Jesus, em sua pessoa e em sua ação, é a Palavra feito realidade, experiência de consolação e de liberdade.

L3: Jesus faz o ano da graça coincidir com sua missão: a graça concedida por Deus passa “hoje” por sua palavra e seus gestos; torna-se realidade aqui e agora. Chamam a nossa atenção, no texto, os verbos de proclamação: ler, anunciar, proclamar, pregar, dizer.

 

Para conversar no grupo em família

O que Deus quer dizer para nós?

O que o texto nos faz dizer a Deus?

 

Preces

A: Na alegria de fazermos parte desta Igreja servidora, missionária e cuidadora da casa comum, elevemos ao Deus da vida nossa prece, rezando:

Todos: Tornai-nos cuidadores da Casa Comum

L1: Inspirai-nos, Senhor, para que todo processo sinodal aponte novos caminhos de conversão. Que mudemos nossas atitudes de exploração, maltrato e descuido com o meio ambiente. Rezemos.

L2: Encorajai-nos, Senhor, a trilharmos novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral. Que nossos passos missionários sejam sempre em vista do cuidado com as pessoas e com a Criação. Rezemos.

L3: Ajudai-nos, Senhor, a valorizar as culturas dos diferentes povos da Amazônia e dos territórios que nos circundam. Rezemos.

(Preces espontâneas)

  1. Compromisso com a vida

A: O Papa Francisco, na Exortação Apostólica Pós Sinodal “Querida Amazônia”, quando fala do seu sonho ecológico diz: “Podemos dar mais um passo e lembrar que uma ecologia integral não se dá por satisfeita com ajustar questões técnicas ou com decisões políticas, jurídicas e sociais. A grande ecologia sempre inclui um aspecto educativo, que provoca o desenvolvimento de novos hábitos nas pessoas, e nos grupos humanos” (Q.A. n.58). Que ações temos feito em nossa comunidade para concretizar as reflexões do Sínodo para a Amazônia? Que atitudes da nossa comunidade podem testemunhar os novos caminhos da Igreja? Que experiências podemos recordar, da nossa realidade, que nos sinalizam os caminhos para a Ecologia Integral? Que ações educativas e de cuidado com a Casa Comum podemos colocar em prática em nossa comunidade?

 

  1. Celebrar a vida

Todos: Graças vos damos, Senhor da Criação, por tudo o que fizestes por todos nós e por toda a humanidade. Merecem nossa reverência e cuidados, toda a natureza e cada um dos nossos irmãos e irmãs das diferentes culturas e tradições religiosas. Pedimos, Senhor da vida, que não nos deixes cair na tentação do egoísmo, da destruição do meio ambiente, da exploração dos recursos naturais e do desrespeito aos povos tradicionais. Que sejamos propagadores da esperança, discípulos e missionários da boa nova do Sínodo Amazônico. Amém.

A: Unidos a todos os povos da Amazônia e a todos os cuidadores da nossa Casa Comum, rezemos juntos: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

A: Deus no abençoe, nos guarde e nos ajude a sermos autênticos discípulos missionários, dedicados e doados à causa do Reino de Deus, cuidadores da nossa Casa Comum, mensageiros da boa notícia do Evangelho e do Sínodo da Amazônia, construtores de novos caminhos para a Igreja e para a Ecologia Integral. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

TUDO ESTÁ INTERLIGADO

Cireneu Kuhn, svd

Tudo está interligado Como se fôssemos um Tudo está interligado Nesta casa comum

  1. O cuidado com as flores do jardim, com as matas, os rios e mananciais

O cuidado com o ar e os biomas com a terra e com os animais

O cuidado com o ser em gestação co´as crianças um amor especial O cuidado com doentes e idosos pelos pobres, opção preferencial

  1. A luta pelo pão de cada dia, por trabalho, saúde e educação A luta pra livrar-se do egoísmo e a luta contra toda corrupção

O esforço contra o mal do consumismo a busca da verdade e do bem

Valer-se do tempo de descanso, da beleza deste mundo e do além

Texto extraído da Novena missionária 2020

 

Deixe um comentário