Guadalupe Leste

NOVENA MISSIONÁRIA 2020.

NONO DIA – A VIDA MISSIONÁRIA DOS IDOSOS E ENFERMOS

 Súplica ao Espírito Santo

(Convidar os participantes a acompanhar, em silêncio, o momento de acender a vela. Em seguida, rezar juntos a oração ao Espírito Santo).

Todos: Espírito Santo, sopro de vida, que faz novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumente em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo, cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Leitor 2: O Mês Missionário pede que continuemos a vibrar no seguimento a Jesus Cristo e a levarmos em conta que a vida é missão. Toda pessoa batizada é convidada a colocar-se disponível à missão, respondendo diariamente: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)! Somos enviados a sermos testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão.

A: O Papa Francisco insiste para que sejamos uma Igreja em saída, defensora da vida, servidora e missionária. Unidos a todos os grupos da Novena Missionária do Brasil, rezemos juntos a Oração do Mês Missionário.

Oração do mês missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão,

Ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso.

Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.

  1. Olhar para a vida

Animador(a): No Brasil, já somos 30 milhões de idosos, sendo a maioria com- posta por mulheres e, com eles, temos uma infinidade de pessoas portadoras de enfermidades. Juntos, constituem uma significativa parcela de nossa sociedade.

Leitor(a) 1: Eles necessitam de atenções e cuidados diferenciados em todos    os aspectos, sobretudo no campo da saúde. A saúde é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “o estado de completo bem-estar físico, psíquico, mental e social” e a Constituição Brasileira estabelece que “saúde é direito de todos e dever do Estado”, portanto um direito humano.

L2: Os grupos de Idosos e Enfermos Missionários (IEM) são um serviço missionário que a Igreja oferece por meio da Pontifícia Obra da Propagação da Fé aos anciãos, enfermos e todas as pessoas com limitações físicas, com a finalidade de animá-los, despertá-los e acompanhá-los para que, a partir de sua situação particular, possam viver sua vocação missionária, cooperando de forma efetiva com toda a Igreja.

L3: O serviço nasceu na França a partir de uma jovem enferma que, após uma visita a Lourdes, compreendeu que seu sofrimento humano podia dar sentido a sua vida e também ser um efetivo meio para a salvação do mundo.

L1: No Brasil, esse serviço teve início no Estado de Sergipe, no nordeste brasileiro. No decorrer do caminho se desarticulou e, atualmente, veio a ser rearticulado a partir da diocese de Itabira Coronel Fabriciano, no estado de Minas Gerais.

L2: Ali, os idosos e enfermos, verdadeiros sujeitos e protagonistas dessa ação missionária, iniciaram sua caminhada de animação, formação e acompanhamento
com o apoio e orientação de alguns leigos que, juntos, fazem o caminho missionário. Acompanhemos o testemunho missionário dos idosos e enfermos.

 

  1. A Palavra de Deus ilumina nossa vida

Canto:

EU VIM PARA ESCUTAR

Padre Zezinho

Eu vim para escutar Tua palavra, tua palavra Tua palavra de amor

Eu gosto de escutar Tua palavra, tua palavra Tua palavra de amor

Eu quero entender melhor Tua palavra, tua palavra Tua palavra de amor

Leitura do texto Bíblico Colossenses 1,24-29 

Texto

O ministério de Paulo

24 Alegro-me nos sofrimentos que tenho suportado por vós e completo, na minha carne, o que falta às tribulações de Cristo em favor do seu Corpo que é a Igreja. 25 Dela eu me fiz ministro, exercendo a função que Deus me confiou a vosso respeito: a de fazer chegar até vós a palavra de Deus, 26 mistério que ele manteve escondido desde séculos e por inúmeras gerações e que, agora, acaba de manifestar aos seus santos. 27 A eles Deus quis revelar a riqueza da glória deste mistério entre os pagãos: Cristo no meio de vós, a esperança da glória! 28 É ele que nós anunciamos, instruindo cada um, ensinando cada um com sabedoria, a fim de podermos apresentar cada um perfeito em Cristo. 29 Para isso, eu me afadigo e luto, na medida em que atua em mim a sua força.

O que diz o texto?

A: O trecho bíblico fala da manifestação do mistério de Cristo na missão do apóstolo. Servir a Cristo é participar de seu sofrimento. No sofrimento, o próprio Paulo vê confirmada sua comunhão com Cristo, e isso é para ele motivo de grande alegria. Ele considera o seu sofrimento como a complementação, no próprio corpo, do sofrimento de Cristo. Não que faltasse algo ao sofrimento de Cristo, mas faltava algo por parte de Paulo. O sofrimento de Cristo precisava ser completado pela participação de Paulo.

L1: Paulo quer revelar, também, o “mistério de Deus” – que é Cristo – por sua vida. “Cristo no meio de nós” (1,27) não é somente um belo pensamento, mas é também a força que empurra os cristãos ao encontro dos irmãos. Paulo assume a responsabilidade de fazer chegar, aos colossenses, a Palavra de Deus pelo anúncio, instrução e ensino.

L2: O anúncio refere-se à notícia sobre a participação dos gentios no plano de redenção em Cristo. Instrução está ligada à advertência aos novos cristãos e à educação das crianças na família cristã. O ensino tem a ver com a luta contra as heresias que ameaçavam a comunidade.

L3: Paulo anuncia a Palavra de Deus em sua plenitude: o mistério escondido desde a eternidade, a realidade só conhecida por quem dela participa, “Cristo em vós”. Na comunidade da qual Paulo se tornou apóstolo, está presente Aquele que assume todo o sentido da vida e da criação. Paulo oferece sua vida para que sejam levados à perfeição aqueles que receberem sua pregação

 

Para conversar no grupo ou em família

O que Deus quer dizer para nós?

O que o texto nos faz dizer a Deus?

Preces

A: Alimentados com o pão da Palavra, elevemos confiantes a nossa prece ao bom Deus, rezando:

Todos: Ajudai-nos Senhor, a cuidar dos idosos com amor.

L1: Iluminai, Senhor, o Papa Francisco, os bispos, presbíteros, religiosos, religiosas, leigos e leigas para que continuem sendo sinal de esperança e reavivamento missionário em todos os lugares, rezemos.

L2: Confortai, Senhor, com a tua graça, os doentes de nossas comunidades e tornai-os, em suas dores e em seus leitos, missionários anunciadores da boa nova do Reino a todos que os visitarem, rezemos.

L3: Fortalecei, Senhor, a Igreja Povo de Deus para que, seguindo os passos de Jesus Cristo, torne-se cada vez mais Igreja profética, servidora e missionária, rezemos.

(Preces espontâneas)

  1. Compromisso com a vida

A: O testemunho missionário que os idosos e enfermos nos deram anima e fortalece a nossa fé e, ao mesmo tempo, faz entender que a missão não se restringe a este ou aquele grupo ou pessoa, mas diz respeito a todos os batizados, independente da condição física. Todos somos vocacionados a cooperar com a missão de Deus neste mundo. Será que nossa comunidade pode também contar com o testemunho dos idosos e enfermos? Seria hora de estimularmos esse caminho missionário? Quem pode ajudá-los nesse caminho? Vamos nos comprometer para que nossa igreja seja toda missionária e ninguém fique de fora.

  1. Celebrar a vida

Todos: Convencidos de que a oração é a primeira e mais importante forma de cooperação missionária, agradecemos e louvemos a Deus trindade que chama, to- dos nós, à comunhão com a vida desses nossos irmãos e irmãs idosas e enfermas. Reconhecemos suas vidas como um dom e nos comprometemos com elas. Em tuas mãos os entregamos e suplicamos seu amor e cuidado sobre cada um deles. Amém.

A: Abençoe nossos idosos e enfermos, e a todos os seus cuidadores e animadores, e fortalecei-os, constantemente, a ser testemunho de uma Igreja em saída. Unidos a eles rezemos: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

A: Ó Trindade de amor que faz da nossa vida missão, abençoe-nos hoje e sempre, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 TOCANDO EM FRENTE

Almir Sater

  1. Ando devagar porque já tive pressa E levo esse sorriso porque já chorei demais Hoje me sinto mais forte mais feliz, quem sabe Só levo a certeza de que muito pouco sei Ou nada sei

Conhecer as manhas e as manhãs O sabor das massas e das maçãs  É preciso amor pra poder pulsar É preciso paz pra poder sorrir É preciso a chuva para florir

  1. Penso que cumprir a vida Seja simplesmente Compreender a marcha e ir tocando em frente Como um velho boiadeiro levando a boiada Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou Estrada eu sou.

Texto extraído da Novena missionária 2020

Deixe um comentário