Guadalupe Leste

NOVENA MISSIONÁRIA 2020 – SÉTIMO DIA

Sétimo dia – A VIDA MISSIONÁRIA DA JUVENTUDE 

Súplica ao Espírito Santo

(Convidar os participantes a acompanhar, em silêncio, o momento de acender a vela. Em seguida, rezar juntos a oração ao Espírito Santo).

Todos: Espírito Santo, sopro de vida, que faz novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumente em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo, cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Leitor 2: O Mês Missionário pede que continuemos a vibrar no seguimento a Jesus Cristo e a levarmos em conta que a vida é missão. Toda pessoa batizada é convidada a colocar-se disponível à missão, respondendo diariamente: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)! Somos enviados a sermos testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão.

A: O Papa Francisco insiste para que sejamos uma Igreja em saída, defensora da vida, servidora e missionária. Unidos a todos os grupos da Novena Missionária do Brasil, rezemos juntos a Oração do Mês Missionário.

Oração do mês missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, Ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso. Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.

 

Olhar para a vida

Animador(a): Contemplar a vida da juventude não é uma tarefa fácil e, às vezes, corremos o risco de mascarar essa tarefa para evitar encará-la de frente. Reconhecemos ser uma fase da vida repleta de descobertas, experimentos e sonhos, mas também cheia de perigos, em um tempo marcado pela marginalidade, manipulação e exploração.

Leitor(a) 1: Cerca de 51 milhões de brasileiros são jovens que correspondem à quarta parte da população, com números equiparáveis na classificação por gênero. Sobre o acesso à educação e ao trabalho, são cerca de 11 milhões de jovens que não estudam e nem trabalham, com o agravante de sermos um dos países que mais mata seus jovens.

L2: A Juventude Missionária (JM) é um serviço de animação e formação missionária ligada à Pontifícia Obra da Propagação da Fé, tendo por finalidade fomentar e animar o espírito missionário e profético nas juventudes, de modo a ajudá-las a viver a missão em âmbito local e universal.

L3: Seu carisma missionário a coloca na esteira dos que profeticamente testemunham a misericórdia de Jesus Cristo e, por isso, não é indiferente à cultura que massifica, manipula e mata as juventudes. Ao se guiar pelo Mestre de Nazaré, a JM sai ao encontro dos jovens, nas variadas realidades e contextos, para comunicar-lhes que o amor e a vida têm sempre a última palavra.

L1: Ao obedecer a sua vocação, a JM cria pequenos grupos de jovens que vivem a metodologia das quatro áreas integradas e, ao aprofundar a leitura orante da Bíblia,
busca despertar o espírito missionário em suas paróquias, dioceses e demais espaços da juventude, por meio de variadas experiências missionárias conforme a especificação e a realidade de cada lugar.

L2: Tem como ponto culminante, a Experiência Missão Sem Fronteiras que, a cada ano, reúne jovens do Brasil inteiro. Neste ano, foi vivenciada em Planaltina, DF, juntamente com a celebração do 1º Congresso Missionário Nacional que marca os 15 anos de nascimento da JM.

 

  1. A Palavra de Deus ilumina nossa vida

Tua palavra é lâmpada para meus pés Senhor lâmpada para meus pés, Senhor Luz para o meu caminho lâmpada para meus pés, Senhor Luz para o meu caminho

Tua palavra é lâmpada para meus pés Senhor lâmpada para meus pés, Senhor Luz para o meu caminho lâmpada para meus pés, Senhor Luz para o meu caminho

Leitura do Texto Bíblico Lc, 1025-37

Texto

25 Um doutor da Lei se levantou e, querendo experimentar Jesus, perguntou: “Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” 26 Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27 Ele respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e teu próximo como a ti mesmo!” 28 Jesus lhe disse: “Respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29 Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30 Jesus retomou: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto. 31 Por acaso, um sacerdote estava passando por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32 O mesmo aconteceu com um 28 levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33 Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e moveu-se de compaixão. 34 Aproximou-se dele e tratou-lhe as feridas, derramando nelas óleo e vinho. Depois colocou-o em seu próprio animal e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. 35 No dia seguinte, pegou dois denários e entregou-os ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, pagarei o que tiveres gasto a mais’. 36 Na tua opinião – perguntou Jesus –, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37 Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze tu a mesma coisa”.

O que diz o texto?

A: O contexto da leitura traz a longa “caminhada” de Jesus rumo a Jerusalém. Nesse caminho, o Mestre apresenta seu projeto aos seus discípulos e também a nós. É importante recordar a relação entre judeus e samaritanos. São dois grupos que, no tempo de Jesus, tinham relações bastante conflituosas.

L1: Na época de Jesus, os mestres de Israel discutiam, precisamente, quem poderia ter a distinção de ser o “nosso próximo”. Havia consenso, entre todos, no sentido de excluir da categoria “próximo” os inimigos: de acordo com a Lei, o “próximo” era apenas o membro do Povo de Deus. Jesus, no entanto, tinha uma perspectiva diferente. Para explicar a sua perspectiva, Jesus conta a “parábola do bom samaritano”.

L2: “Um homem” (não identificado) foi assaltado pelos bandidos e deixado caído na estrada. Por ali, passaram um sacerdote e um levita, ambos ocupantes de funções litúrgicas no templo. Passaram adiante. Apesar dos seus conhecimentos religiosos, não tiveram nenhuma misericórdia por aquele homem.

L3: Porém, um samaritano parou. Era um desses que a religião de Israel considerava um inimigo, um infiel, longe da salvação e do amor de Deus. Sem medo de correr riscos ou de adiar seus interesses pessoais, ele cuidou do ferido, o salvou e fez- se exemplo a ser seguido: “vai e faze o mesmo”. A verdadeira religião que conduz à vida plena passa pelo amor a Deus, traduzido em gestos concretos sem distinção. O “próximo” é qualquer um que necessita de nós.

Para conversar no grupo

O que Deus quer dizer para nós?

O que o texto nos faz dizer a Deus?

Preces

Nossa prece eleva-se ao Deus da vida que sempre está próximo de seus filhos e filhas. Confiantes n’Ele, que nunca nos abandona, supliquemos.

Todos: Ajudai-nos Senhor, a manter vivo o espírito missionário da Juventude.

L1: Fortalecei o Papa Francisco em sua missão de animar e dar esperança à juventude missionária, rezemos.

L2: Iluminai com a vossa graça, Senhor, os governantes do Brasil, para que oportunizem aos nossos jovens o acesso à educação, ao trabalho, a condições e atividades que os protejam da violência, dos perigos e do extermínio, rezemos.

L3: Concedei, Senhor, a coragem de animar e multiplicar os grupos de Juventude Missionária, para que o Evangelho chegue a todos os lugares, rezemos.

(Preces espontâneas)

  1. Compromisso com a vida

A: Vimos o testemunho da caminhada missionária de inúmeros jovens espalhados pelo Brasil. É animador vermos a alegria, a saída corajosa e a esperança de cada um deles. Será que nossa comunidade poderia também contar com o testemunho da juventude missionária? Seria a nossa vez de estimular nossos jovens para que se articule, organize e fortaleça a caminhada da JM entre nós? Onde e como está a juventude de nossa comunidade? Como a apoiamos e a promovemos? Que compromissos faremos com eles?

  1. Celebrar a vida

Todos: Deus trindade que nos chama à comunhão, te louvamos e agradecemos pelo testemunho de tantos jovens, nas nossas comunidades, que não se intimidam diante dos desafios impostos pela realidade. Em tuas mãos os entregamos e quere- mos que o seu amor sempre os acompanhe e os guarde.
A: Abençoai nossos jovens e fortalecei o testemunho da JM do Brasil. Unidos a todas e todos os jovens, rezemos um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.

A: Que o nosso Deus Trindade de amor, que faz da nossa vida missão, continue a abençoar a nossa juventude e a cada um de nós hoje e sempre, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Canto: Eu venho do Sul e do norte

EU VENHO DO SUL E DO NORTE

Padre Zezinho

  1. Eu venho do sul e do norte Do oeste e do leste, de todo o lugar Estradas da vida eu percorro Levando socorro a quem precisar Assunto de paz é meu forte Eu cruzo montanhas e vou aprender O mundo não me satisfaz O que eu quero é a paz, o que eu quero é viver

No peito eu levo uma cruz No meu coração, o que disse Jesus No peito eu levo uma cruz No meu coração, o que disse Jesus.

Texto extraído da Novena missionária 2020

 

Deixe um comentário