Guadalupe Leste

NOVENA MISSIONÁRIA 2020 – PRIMEIRO DIA

Primeiro dia – A VIDA É MISSÃO

Acolhida

(Criar um clima orante para que as pessoas entrem na dinâmica do encontro. Pode-se entoar um refrão meditativo, conhecido pelo grupo, ou este: Eis-me aqui Senhor! Eis-me aqui

Senhor! Pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor. Pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor. Eis-me aqui Senhor!)

Animador(a): Queridos irmãos e irmãs! Sejam todos bem-vindos e bem-vindas!

É bom estarmos juntos, reunidos em nome do Senhor! A vida é Missão. “Eis-me

aqui, envia-me!” Invoquemos a presença da Trindade Santa, cantando: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Leitor(a) 1: Entre as tantas alegrias que recolhemos durante este ano, de missionários e missionárias que se doaram profundamente no anúncio do Evangelho, não podemos esquecer que, no caminho, muitos de nossos irmãos e irmãs no mundo nasceram para a casa do Pai por causa do COVID-19 (Coronavírus) e de tantas outras epidemias, perseguições e martírio.

Súplica ao Espírito Santo (Convidar os participantes a acompanhar, em silêncio, o momento de acender a vela. Em seguida, rezar juntos a oração ao Espírito Santo).

Todos: Espírito Santo, sopro de vida, que faz novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumente em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo, cada pessoa criada à tua imagem e semelhança.

Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Leitor 2: O Mês Missionário pede que continuemos a vibrar no seguimento a Jesus Cristo e a levarmos em conta que a vida é missão. Toda pessoa batizada é convidada a colocar-se disponível à missão, respondendo diariamente: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)! Somos enviados a sermos testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão.

A: O Papa Francisco insiste para que sejamos uma Igreja em saída, defensora da vida, servidora e missionária. Unidos a todos os grupos da Novena Missionária do Brasil, rezemos juntos a Oração do Mês Missionário.

Oração do mês missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, Ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso.  Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém. 

  1. Olhar para a vida

Animador(a): Sejam bem-vindos e bem-vindas para vivermos juntos a Novena Missionária 2020! Durante nove dias, iremos caminhar com o tema: A vida é missão, e o lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Teremos a oportunidade de conhecer o testemunho de diferentes sujeitos da missão: cristãos leigos e leigas, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, enfermos, religiosos e religiosas, seminaristas e mi-nistros ordenados.

Leitor(a) 1: Esses testemunhos ajudam a compreender que a missão não se reduz a uma parte da minha vida, mas que a vida é missão. Por isso, fiquemos à disposição de Deus, dizendo: “Eis-me aqui, envia-me”.

L2: O Papa Francisco acentua a dimensão existencial da missão. “Eu sou uma missão de Deus nesta terra, e para isso estou neste mundo” (EG, 273). A vida se torna uma missão. Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. Está na ordem do ser e não se reduz a algumas horas do dia.

L3: “A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento que posso pôr de lado; não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser” (EG, 27).

L1: Na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, o Papa ressalta: “Não é que  a vida tenha uma missão, mas a vida é uma missão” (GEx, 27). É uma realidade de vida em que os batizados se deixam envolver pela presença de Deus e a transmitem para o mundo.

L2: Neste primeiro vídeo da novena, iremos acompanhar a reflexão do padre Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias, e de Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Episcopal Missionária da CNBB. Eles fazem a introdução à temática deste mês de outubro e também destacam a importância das três formas de cooperação missionária: a oração, a ajuda material e a vida feito missão na realidade onde estamos.

  1. A Palavra de Deus ilumina nossa vida

Canto:

PELA PALAVRA DE DEUS Ministério Católico Nova Geração

Pela Palavra de Deus Saberemos por onde andar Ela é luz e verdade Precisamos acredita

Cristo me chama ele é pastor; Sabe meu nome: fala Senhor!

Sei que a resposta vem do meu ser: “Quero seguir-te para viver.”

Mãos estendidas pedem o pão, devo parti-lo com meu irmão.

 

Leitura do texto Bíblico Isaías 6,4-8

Texto

4 Ao clamor dessas vozes começaram a tremer as portas em seus gonzos, e o templo encheu-se de fumaça. 5 Exclamei, então: “Ai de mim, estou perdido! Sou um homem de lábios impuros, vivo entre um povo de lábios impuros, e, no entanto, meus olhos viram o rei, o SENHOR dos exércitos”. 6 Um dos serafins voou para mim segurando, com uma tenaz, uma brasa tirada do altar. 7 Com ela tocou meus lábios dizendo: “Agora que isto tocou os teus lábios tua culpa está sendo tirada, teu pecado, perdoado.” 8 Ouvi, então, a voz do SENHOR que dizia: “A quem enviarei? Quem irá por nós?” Respondi: “Aqui estou! Envia-me”.

O que diz o texto?

A: O texto conta a vocação de Isaías. O profeta é preparado para a sua missão específica a partir de uma visão do Senhor, no Templo. Ele faz a extraordinária afirmação de que viu o Senhor, imaginado como rei, a figura mais poderosa na experiência do seu tempo. Ao afirmar ter visto o Senhor, manifesta considerável autoridade à mensagem profética. Diante da santidade de Deus, o profeta faz sua confissão de impureza, mesmo sem citar nenhum pecado.

L1: A impureza é inerente à condição humana e isso o compromete na presença de Deus. O remédio é drástico: seus lábios são purificados com uma brasa. A boca do profeta é tocada e ele não pode falar suas próprias palavras, mas as de Deus. Essas palavras o tornam representante de Deus que realiza ações de salvação. Sua autoridade é clara: ele, o profeta, deixou de agir e falar por si, mas o faz agora em nome de seu Deus.

L2: Não apenas sua palavra, mas toda a sua vida torna-se um oráculo do Senhor. A visão, a experiência de Deus que o profeta tem, não é um fim em si mesmo.

Ao contrário, é a condição para a missão a ser assumida. Por isso, preparado pelo Senhor, ele se coloca em disponibilidade total para abraçá-la: “Eis-me aqui, envia-me”.

Para conversar em grupo ou em família

O que Deus quer dizer para nós?

O que o texto nos faz dizer a Deus?

Preces

A: Deus é Missão. A Vida é Missão. Rezemos ao Pai com a confiança de filhos e filhas, dizendo:

Todos: Escutai, Senhor, nossa prece confiante.

L1: Fortalecei o espírito missionário do Papa Francisco para que continue nos animando, com seu testemunho profético, a sermos Igreja em saída. Nós vos pedimos.

L2: Iluminai Senhor, os missionários e missionárias presentes em diferentes lugares do mundo para que continuem, com ardor, a gritar o Evangelho com a vida. Nós vos pedimos.

L3: Ajudai Senhor os missionários e missionárias a cultivar, continuamente, a sensibilidade para escutar Tuas palavras e as anunciar com fidelidade aos seus irmãos e irmãs. Nós vos pedimos.

(Preces espontâneas)

  1. Compromisso com a vida

A: Ao longo deste mês de outubro, teremos oportunidade de caminhar juntos para rezar e ainda refletir e pensar sobre ações concretas de solidariedade, atentos às pessoas mais necessitadas da Palavra, do Pão, da Caridade e de Missão. A quem podemos convidar para participar de nossa novena? Quem necessita de nossa visita? Como podemos divulgar a novena missionária em nossa paróquia?

  1. Celebrar a vida

Todos: Eis-me aqui, Senhor, enviai-me para as realidades que clamam por fraternidade e justiça. Ajudai-nos a caminhar juntos, durante toda esta novena, com   o coração aberto e sensível aos mais necessitados. Abençoai as comunidades eclesiais missionárias, para que caminhem na comunhão com o nosso Papa Francisco.

A: Unidos rezemos um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.

A: Que nosso Deus Trindade, fonte transbordante de amor, ajude-nos a fazer da vida uma missão sem fronteiras, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 Canto: Vai, vai, missionário do Senhor…
VAI, VAI, MISSIONÁRIO DO SENHOR Jarbas Gregorio

Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor!

Cristo também chegou para anunciar! Não tenhas medo de evangelizar!

Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus, à América Latina e aos sofridos povos seus. Que passam fome, labutam, se condoem, mas acreditam na libertação.

Ai daqueles que massacram o pobre, vivendo mui tranquilos, ocultando a exploração. Enquanto o irmão à sua porta vem bater, implorando piedade, água e pão.

Texto extraído da Novena missionária 2020

 

Deixe um comentário