Guadalupe Leste

NOVENA MISSIONÁRIA 2020 – QUARTO DIA

Quarto dia – A VIDA MISSIONÁRIA CONSAGRADA

Súplica ao Espírito Santo

(Convidar os participantes a acompanhar, em silêncio, o momento de acender a vela. Em seguida, rezar juntos a oração ao Espírito Santo).

Todos: Espírito Santo, sopro de vida, que faz novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumente em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo, cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Leitor 2: O Mês Missionário pede que continuemos a vibrar no seguimento a Jesus Cristo e a levarmos em conta que a vida é missão. Toda pessoa batizada é convidada a colocar-se disponível à missão, respondendo diariamente: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)! Somos enviados a sermos testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão.

A: O Papa Francisco insiste para que sejamos uma Igreja em saída, defensora da vida, servidora e missionária. Unidos a todos os grupos da Novena Missionária do Brasil, rezemos juntos a Oração do Mês Missionário.

Oração do mês missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, Ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso. Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.

  1. Olhar para a vida

Animador(a): Este é o quarto dia de nossa Novena Missionária. Vamos refletir sobre o testemunho da vida consagrada junto aos imigrantes venezuelanos em Roraima. Na Vida Religiosa Consagrada, feminina e masculina, há os votos ou compromissos de pobreza, castidade e obediência, fruto de um amor exclusivo ao Nosso Senhor. Esse amor exclusivo se traduz em amor e serviço aos irmãos. Nesse sentido, diante dos desafios da migração, conheceremos a vida consagrada na fronteira, acolhendo e ajudando os Venezuelanos.

Leitor(a) 1: O Catecismo da Igreja Católica afirma: “A vida religiosa faz parte do mistério da Igreja. É um dom que a Igreja recebe de seu Senhor e que oferece como um estado de vida permanente ao fiel chamado por Deus na profissão dos conselhos” (CIC, 926). Nesse sentido, o religioso consagrado é alguém que renunciou à sua vida, à sua vontade própria, para entregar-se totalmente a Deus e a evangelizar, no serviço aos irmãos. Existem vários carismas de famílias religiosas que reúnem homens e mulheres que se colocam ao serviço de Nosso Senhor.

L2: É impossível amar a Deus, que não se vê, e não amar ao irmão, que se vê. São João Evangelista, em uma de suas cartas, que nos ensinou isso (cf. 1 Jo 4, 12-21). Nesse sentido, muitas famílias religiosas se empenham em ajudar o próximo, principalmente o mais necessitado. Essa ajuda é fruto do amor a Deus.

L3: Hoje em dia, há muitas pessoas se movimentando de um lado para o outro, de um país a outro. Os migrantes saem de suas terras e de seu lar em busca de melhorias para si e aos seus. Diante das dificuldades que passam, muitos religiosos os ajudam nos desafios que enfrentam. É o caso de várias irmãs e de diversos padres brasileiros que, diante da crise migratória que ocorre na fronteira do Brasil com a Venezuela, foram até o estado de Roraima. Ali é uma porta de entrada para o nosso país e eles ajudam a organizar o acolhimento, os encaminhamentos de documentos e outras tantas atividades. Acolher os imigrantes é acolher o peregrino, conforme Nosso Senhor ensinou (cf. Mt 25).

  1. A Palavra de Deus ilumina nossa vida

 BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS Padre Jonas Abib

Buscai primeiro o Reino de Deus E a sua justiça E tudo mais vos será  acrescentado Aleluia! Aleluia!

Não só de pão o homem viverá, Mas de toda palavra Que procede da boca de Deus Aleluia! Aleluia!

Se vos perseguem por causa de mim Não esqueçais o porquê Não é o servo maior que o Senhor Aleluia! Aleluia!

Leitura do texto Bíblico Êxodo 3,7-10

Texto

7 O Senhor lhe disse: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi o grito de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos. 8 Desci para libertá-los das mãos dos egípcios e fazê-los sair desse país para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel: para a região dos cananeus e dos heteus, dos amorreus e dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus. 9 O grito de aflição dos israelitas chegou até mim. Eu vi a opressão que os egípcios fazem pesar sobre eles. 10 E agora, vai! Eu te envio ao faraó para que faças sair o meu povo, os israelitas, do Egito”

O que diz o texto?

A: O texto fala da situação difícil do povo, em linguagem de lamentação. Deus vê a miséria de seu povo e ouve seu clamor. Diante da situação, faz parecer que Deus desceu do céu . Mas esse descer de Deus implica compromisso, envolvimento afetivo, ético, histórico. Tal envolvimento acontece com a vocação de Moisés.

L1: Sua missão justifica-se pela situação de opressão do povo e pela vontade libertadora do Senhor que vê, escuta e conhece o sofrimento dos oprimidos. Moisés recebe a missão de ser o líder da libertação do povo. O envio de Moisés é arriscado. Ele conhece o Egito, conhece a cultura egípcia, sabe como tudo funciona por lá, pois ele havia saído de lá, fugindo de uma possível punição.

L2: Agora, deve voltar como oposição ao faraó. Não será fácil. A missão de Moisés é dupla: ir ao faraó e fazer sair do Egito o Povo de Deus, os israelitas. Ele deve ser o líder da libertação e do recomeço da história.

Para conversar no grupo ou em família

O que Deus quer dizer para nós?

O que o texto nos faz dizer a Deus?

Preces

A: Seguir Jesus o missionário do Pai implica desapego das riquezas e ser solidário com os pobres. Elevemos nossas preces, dizendo:

Todos: Senhor, ajudai-nos a sermos servidores do Teu Reino.

L1: Fortalecei Senhor, as comunidades eclesiais missionárias, o Papa Francisco, bispos, padres, diáconos e religiosos, para que sejam sempre solícitos ao serviço dos mais necessitados, rezemos.

L2: Acompanhai Senhor, com a vossa graça, religiosos e religiosas que, de forma heróica, dedicam sua vida aos nossos irmãos e irmãs migrantes, rezemos.

L3: Iluminai com o vosso Espírito, Senhor, todos os religiosos e religiosas. Para que continuem sendo profetas e profetisas em meio a tantas dores e sofrimentos dos migrantes, rezemos.

(Preces espontâneas)

  1. Compromisso com a vida

A: Nós todos percebemos o quanto é bonita a vida de quem se dedica a Deus, consagra-se a Ele e aos irmãos. A vida religiosa é realmente especial e vale a pena. É também uma vida desafiadora, com incompreensões, desafios interiores e exteriores, dificuldades em vista do apostolado e do serviço. Seria muito bom se nós, como pequena comunidade eclesial missionária, acolhêssemos e apoiássemos os religiosos que conhecemos. A eles, que tal a acolhida, uma palavra de apoio, uma oração ou até mesmo um convite para participarem de nossa vida e de nossa história?

  1. Celebrar a vida

Todos: O Senhor nos ama e nos chama. Agradecemos por aqueles que, sentindo-se amados, colocam-se a serviço dos pobres. Dai a eles as graças necessárias para que sejam fiéis, felizes e completos em suas vocações. E que não faltem novas e comprometidas vocações.

A: Unidos a todos os Religiosos e Religiosas, rezemos juntos: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

A: Deus nos abençoe, nos guarde e nos ilumine para sermos missão, que sejamos atentos às necessidades dos religiosos e religiosas dedicados ao Evangelho e ao serviço dos necessitados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 SENHOR SE TU ME CHAMAS

Frei Luis Carlos Suzin

Senhor, se tu me chamas eu quero te ouvir, se queres que eu te siga respondo: eis-me aqui!

  1. Profetas te ouviram e seguiram tua voz. Andaram mundo afora e pregaram sem temor. Seus passos tu firmaste sustentando seu vigor. Profeta tu me chamas: vê, Senhor, aqui estou!
  2. Nos passos de teu Filho toda a Igreja também vai, Seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. Apóstolos e mártires se deram sem medir. Apóstolo me chamas: vê, Senhor, estou aqui!

Texto extraído da Novena missionária 2020

 

Deixe um comentário