Guadalupe Leste

NOVENA MISSIONÁRIA 20202 – SEGUNDO DIA

Segundo dia – A VIDA MISSIONÁRIA DAS FAMÍLIAS

Súplica ao Espírito Santo

(Convidar os participantes a acompanhar, em silêncio, o momento de acender a vela. Em seguida, rezar juntos a oração ao Espírito Santo).

Todos: Espírito Santo, sopro de vida, que faz novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumente em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo, cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.
Leitor 2: O Mês Missionário pede que continuemos a vibrar no seguimento a Jesus Cristo e a levarmos em conta que a vida é missão. Toda pessoa batizada é convidada a colocar-se disponível à missão, respondendo diariamente: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)! Somos enviados a sermos testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão.

A: O Papa Francisco insiste para que sejamos uma Igreja em saída, defensora da vida, servidora e missionária. Unidos a todos os grupos da Novena Missionária do Brasil, rezemos juntos a Oração do Mês Missionário.

 Oração do mês missionário

 Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, Ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso. Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.

  1. Olhar para a vida

Animador(a): A família é “sujeito fundamental da ação missionária da Igreja” (DGAE, 140). É o lugar especial onde a Palavra de Deus deve ser acolhida, vivenciada e transmitida. Ela é o espaço educacional por excelência (cf. FC, n. 39). Mas a transmissão da fé, antes feita na Igreja Doméstica, foi delegada à paróquia, por isso atinge seriamente a vivência da Palavra de Deus como algo natural. Além disso, as transformações culturais e morais pelas quais a família tem passado instalam inúmeros dramas e interrompem muitos sonhos (cf. AL, n. 57).

Leitor 1: Ainda assim, muitas famílias utilizam a Palavra de Deus como funda- mento de uma catequese profunda, que orienta o agir pessoal e social e, como ocorria no passado, une a própria formação em torno da Palavra (cf. Dt 6,6-7).

L2: Hoje vamos conhecer uma família da Guatemala que há 9 anos pertence ao grupo de leigos missionários Combonianos. Essa família é composta pelo pai Alejandro de 34 anos, a mãe Ana Cris de 32 anos e os quatro filhos, Esteban de 12, Isabel de 7, Agustin de 4 e Lucia de 2 anos.

L3: Eles se identificam com o carisma da missão ad gentes, inspirado em São Daniel Comboni, cujo lema é “Salvar África com África” para que as pessoas sejam as próprias protagonistas de sua libertação. O carisma é evangelizar e buscar o desenvolvimento humano das pessoas, especialmente as de primeira evangelização, os marginalizados, os esquecidos das periferias.

L1: Esta família missionária mora na periferia da grande Belo Horizonte, Minas Gerais, no bairro chamado Ipê Amarelo, Paróquia São Domingos de Gusman atendida pelos Missionários Combonianos. Compõe a realidade do bairro, com suas crianças matriculadas na escola pública local, com participação nas atividades de desenvolvimento social.

L2: É uma família atuante em diferentes atividades como a dignidade da mulher, a pastoral carcerária e APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), com dependentes químicos e seus familiares, dando aulas de espanhol, também as- sim como em outras pastorais da paróquia. Vive uma vida como qualquer outra fa- mília com iguais dificuldades, procurando animar e evangelizar, dando testemunha do amor de Deus nas suas vidas.

  1. A Palavra de Deus ilumina nossa vida

Canto:

PELA PALAVRA DE DEUS Ministério Católico Nova Geração

Pela Palavra de Deus Saberemos por onde andar Ela é luz e verdade Precisamos acredita

Cristo me chama ele é pastor; Sabe meu nome: fala Senhor!

Sei que a resposta vem do meu ser: “Quero seguir-te para viver.”

Mãos estendidas pedem o pão, devo parti-lo com meu irmão.

 

Leitura do texto bíblico 2 Timóteo 1,5-9

Texto

5 Recordo-me também da fé sincera que há em ti, fé que habitou, primeiro, em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e que certamente habita também em ti. 6 Por isso, quero exortar-te a reavivar o carisma que Deus te concedeu pela imposição de minhas mãos. 7 Pois Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de força, de amor e de moderação. 8 Portanto, não te envergonhes de testemunhar a favor de nosso Senhor, nem te envergonhes de mim, seu prisioneiro; mas, sustentado pela força de Deus, sofre comigo pelo evangelho. 9 Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não em atenção às nossas obras, mas por causa do seu plano salvífico e da sua graça, que nos foi dada no Cristo Jesus antes de todos os tempos.

O que diz o texto?

A: O trecho bíblico é uma exortação que Paulo dirige a Timóteo, o qual era filho de um casamento misto (o pai era grego e a mãe, judia) e vivia em Listra, perto da cidade de Tarso, onde nasceu Paulo. A mãe (Eunice) e a avó (Loide) tornaram-se cristãs, provavelmente por ocasião da primeira viagem missionária, quando Paulo e Barnabé passaram por lá.

L1: Para animar a fé de Timóteo, Paulo recorda-lhe os exemplos dos seus ante- passados. Busca, como autoridade da fé de Timóteo, a fé da avó e da mãe dele. Elas transmitiram-lhe a fé e a conhecer o amor pela Palavra de Deus, conforme se lê em 2Tm 3,14-15: “Quanto a ti, permanece naquilo que aprendeste e aceitaste com fé. E sabes de quem aprendeste! Desde criança conheces as Escrituras Sagradas”.

L2: Animado pela fé da avó e da mãe, Timóteo zela pelo dom que recebeu pela imposição das mãos de Paulo. Este dom resulta no verdadeiro testemunho de Jesus Cristo. Timóteo não deve se envergonhar do testemunho de Jesus, nem do aprisiona- mento de Paulo, nem do Evangelho, pois é ao dar testemunho que ele suporta tudo.

 

Para conversar no grupo ou em família

O que Deus quer dizer para nós?

O que o texto nos faz dizer a Deus?

 

Preces

A: Irmãos e irmãs, iluminados pela Palavra de Deus e pelo testemunho da família missionária, elevemos nossa prece confiantes no Senhor, suplicando.

Todos: Abençoa Senhor as famílias, amém! Abençoa Senhor, a minha também.

L1: Abençoa as famílias, para que encontrem dentro delas a unidade e a força para serem sal e luz neste mundo, sendo testemunhas corajosas na missão evangelizadora, oremos.

L2: Fortaleça na fé as famílias que sofrem por desintegração, violência e indiferença, para que pais e filhos se ajudem mutuamente e vivam em harmonia e paz, oremos.

L3: Desperta os sentidos das vocações sacerdotais, religiosas, consagradas e matrimoniais de cristãos leigos e leigas, para escutar a voz de Deus e atender ao chamado, oremos.

(Preces espontâneas)

  1. Compromisso com a vida

A: “Família torna-te aquilo que és!”. É uma frase de São João Paulo II que nos leva a acreditar na família, na sua capacidade de construir a civilização do amor,  da confiança, paciência, tolerância e compaixão. Como está a presença da minha família dentro da nossa comunidade? A minha família tem unidade, concordância na oração e na comunhão? Que mudanças precisamos fazer para dizer como Josué, “minha família e eu serviremos ao Senhor”?

  1. Celebrar a vida

Todos: Te louvamos Senhor, porque na tua imensa sabedoria criaste a família, seio do amor para crescer em generosidade e santidade. Te agradecemos, porque hoje pões tua confiança nas famílias para acrescentar o amor na sociedade, para gerar um futuro de esperança. Que as famílias sejam abençoadas pela tua graça e que cada dia possam nascer mais famílias missionárias, testemunhas do amor.

A: Unidos a todas as famílias missionárias rezemos juntos: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

A: Deus nos abençoe e ilumine para fazermos da nossa vida um louvor de glória a Deus. Que por meio da missão de nossas famílias, possamos atender as necessidades de outras famílias que pouco ou nada conhecem o amor de Deus: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Canto: Vai, vai, Missionário do Senhor

VAI, VAI, MISSIONÁRIO DO SENHOR Jarbas Gregorio

Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor!

Cristo também chegou para anunciar! Não tenhas medo de evangelizar!

Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus, à América Latina e aos sofridos povos seus. Que passam fome, labutam, se condoem, mas acreditam na libertação.

Ai daqueles que massacram o pobre, vivendo mui tranquilos, ocultando a exploração. Enquanto o irmão à sua porta vem bater, implorando piedade, água e pão.

Ai daqueles que promovem a guerra, semeando a discórdia, injustiças e rancor. Um mundo novo nós vamos construir, na unidade, na paz e no amor.

Texto extraído da Novena missionária 2020

 

Deixe um comentário