Guadalupe Leste

NOVENA MISSIONÁRIA 2020 – SEXTO DIA

Sexto dia –  A VIDA MISSIONÁRIA DOS MINISTROS ORDENADOS

Súplica ao Espírito Santo

(Convidar os participantes a acompanhar, em silêncio, o momento de acender a vela. Em seguida, rezar juntos a oração ao Espírito Santo).

Todos: Espírito Santo, sopro de vida, que faz novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumente em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo, cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Leitor 2: O Mês Missionário pede que continuemos a vibrar no seguimento a Jesus Cristo e a levarmos em conta que a vida é missão. Toda pessoa batizada é convidada a colocar-se disponível à missão, respondendo diariamente: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)! Somos enviados a sermos testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão.

A: O Papa Francisco insiste para que sejamos uma Igreja em saída, defensora da vida, servidora e missionária. Unidos a todos os grupos da Novena Missionária do Brasil, rezemos juntos a Oração do Mês Missionário.

Oração do mês missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, Ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso. Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.

  1. Olhar para a vida

Animador(a): Neste sexto dia de nossa Novena Missionária, vamos rezar pela vida dos ministros ordenados em missão. “A Igreja é, na sua totalidade, um povo sacerdotal. Graças ao Batismo, todos os fiéis participam no sacerdócio de Cristo. Essa participação chama-se ‘sacerdócio comum dos fiéis”.

Leitor(a) 1: Na base desse sacerdócio e ao seu serviço, existe outra participação na missão de Cristo: a do ministério conferido pelo sacramento da Ordem, cuja missão é servir em nome e na pessoa de Cristo-Cabeça no meio da comunidade. O sacerdócio ministerial difere essencialmente do sacerdócio comum dos fiéis, porque confere um poder sagrado a serviço dos mesmos fiéis. “Assim, os ministros ordena- dos exercem seu serviço ao povo de Deus pelo ensino, o culto divino e para o governo pastoral (CIC 1591-1592)”.

L2: Em seu recente documento, o Papa Francisco ensina que o modo de ser dos sacerdotes não é monolítico, igual para todos e em todos os lugares. E por isso, é importante determinar o que é mais específico do sacerdote, ou seja, aquilo que não se pode delegar. E a resposta que ele nos dá é que existe algo que configura profunda- mente o sacerdote ao Cristo. E isto é algo que somente aquele homem ordenado tem condições de realizar: “Só ele está habilitado para presidir a Eucaristia”.

L3: Assim como o Senhor ia ao encontro das pessoas, como Bom Pastor, o presbítero é inspirado a agir da mesma forma. Se Jesus ia ao encontro, tocava e estava com os seus, o ministro ordenado é convidado a ir, a se encontrar e ficar com os seus, a agir por Jesus. Onde? Aí é interessante saber que muitos padres entendem que este “estar com os seus” é ir além das fronteiras de seu próprio país e servir ao Povo de Deus em países e culturas diferentes: esta é a vocação missionária de tantos ministros ordenados!

L1: Em nosso país, existem mais de vinte e cinco mil ministros ordenados. Nesta novena, vamos conhecer o testemunho do padre Lúcio Espíndola, da Arquidiocese de Florianópolis, que viveu a missão em Guiné Bissau durante treze anos.

  1. A Palavra de Deus ilumina nossa vida

TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO

Padre Zezinho

Toda bíblia é comunicação De um Deus amor, de um Deus irmão É feliz quem crê na revelação Quem tem Deus no coração

Jesus Cristo é a palavra Pura imagem de Deus Pai Ele é vida e verdade, a suprema caridade.

Os profetas sempre mostram A vontade do senhor Precisamos ser profetas Para o mundo ser melhor

Vinde a nós, ó Santo Espírito Vinde nos iluminar A palavra que nos salva Nós queremos conservar

 

Leitura do texto Bíblico 1 Carta de Pedro 5,1-4

Texto

1 Aos anciãos entre vós, exorto eu, ancião como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, participante da glória que está para se revelar: 2 sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3 não como dominadores da herança a vós confiada, mas antes, como modelos do rebanho. 4 Assim, quando aparecer o pastor dos pastores, recebereis a coroa imperecível da glória.

O que diz o texto?

A: Pedro se dirige aos anciãos (presbíteros), dirigentes das comunidades cristãs, para animá-los em seu ministério eclesial. Ele está em comunhão com eles: “presbítero como eles”. Faz uma lembrança do mistério pascal de Cristo, mistério de “sofrimentos” e de “glória”, e sugere assim uma relação entre o ministério eclesial e os dois aspectos do ministério de Cristo.

L2: Apascentar o rebanho de Deus significa cuidar dele com carinho, preservar sua unidade, alimentá-lo com a Palavra de Deus, atender a todas as suas necessidades, velar por ele para evitar que se perca pelos caminhos da perdição, não hesitando em arriscar a sua vida. Pedro não detalha as tarefas pastorais. Preocupa-se, antes, em indicar as atitudes que os presbíteros devem adotar e as que devem evitar, caso queiram cumprir bem sua missão.

L3: As atitudes que devem adotar são as da caridade pastoral e as que devem evitar são aquelas ditadas pelo egoísmo. O egoísmo impulsiona ao querer desfrutar, possuir e dominar. A caridade pastoral resiste a esses impulsos e suscita atitudes positivas, contrárias ao egoísmo.

 

Para conversar no grupo

O que Deus quer dizer para nós?

O que o texto nos faz dizer a Deus?

Preces

Assim como o Senhor ia ao encontro das pessoas, como Bom Pastor, o Ministro Ordenado é convidado a fazer-se próximo dos seus, em nome de Jesus. Confiantes, supliquemos.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

L1: Ajudai, Senhor, nossos Ministros Ordenados para que testemunhem com a vida o que pregam por meio de palavras, desapegados do lucro, privilégios e poder, nos vos pedimos.

L2: Acompanhai, Senhor, os Ministros Ordenados para que sejam presença viva de Cristo nas comunidades eclesiais missionárias, cuidem com amor do rebanho que lhe foi confiado, sobretudo dos mais pobres e abandonados de nossa sociedade, nós vos pedimos.

L3: Despertai, Senhor, no coração dos jovens, o desejo de se tornarem missionários como Ministros Ordenados, configurados cada vez mais a Cristo: pobre, casto, obediente e decidido a doar-se aos irmãos com generosidade. Nós vos pedimos.

(Preces espontâneas)

  1. Compromisso com a vida

A: Conhecemos alguns bispos, padres e diáconos, uns mais próximos a nós, outros nem tanto. Sabemos que eles não precisam agradar a todos, mas precisam de nosso apoio e cooperação. São homens, com suas qualidades e suas fragilidades que entenderam, como consagrados, terem feito essa escolha como a melhor forma de agradar a Deus. Que nossas orações sejam constantes por eles. Mas não apenas nossas orações, também nossa disponibilidade em ajudar, em cooperar, em colaborar. De que forma somos capazes de anunciar e viver com mais eficácia o Evangelho, e a sermos Igreja em saída?

 

  1. Celebrar a vida

Todos: Jesus, Ungido do Pai, dai a força necessária para que nossos pastores acompanhem o povo que lhes foi confiado, e sejam dóceis junto a nós, pois os consideramos nossos guias, incentivadores e testemunhas. E nós nos comprometemos a cuidar deles, partilhar de sua caminhada e colaborar com sua vocação sacerdotal. Enfim, Senhor Jesus, que não faltem novas e comprometidas vocações sacerdotais, principalmente aquelas conscientes da missão evangelizadora, além de nossas fronteiras. Amém.

A: Unidos a todos os ministros ordenados, rezemos: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

A: Deus nos abençoe, nos guarde e nos ilumine para que nossa vida seja missão, e para que sejamos atentos às necessidades dos ministros ordenados que renunciaram a tantas coisas, e se empenham em anunciar o Evangelho, a administrar os sacramentos e a organizar a comunidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Texto extraído da Novena missionária 2020

 

Deixe um comentário