Guadalupe Leste

NOVENA MISSIONÁRIA 2020 – QUINTO DIA

Quinto dia – A VIDA MISSIONÁRIA DA IAM

Súplica ao Espírito Santo

(Convidar os participantes a acompanhar, em silêncio, o momento de acender a vela. Em seguida, rezar juntos a oração ao Espírito Santo).

Todos: Espírito Santo, sopro de vida, que faz novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumente em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo, cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Leitor 2: O Mês Missionário pede que continuemos a vibrar no seguimento a Jesus Cristo e a levarmos em conta que a vida é missão. Toda pessoa batizada é convidada a colocar-se disponível à missão, respondendo diariamente: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)! Somos enviados a sermos testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão.

A: O Papa Francisco insiste para que sejamos uma Igreja em saída, defensora da vida, servidora e missionária. Unidos a todos os grupos da Novena Missionária do Brasil, rezemos juntos a Oração do Mês Missionário.

Oração do mês missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, Ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso. Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.

  1. Olhar para a vida

Animador(a): Neste quinto dia da novena somos convidados e convidadas a rezar juntos com as crianças e adolescentes, sujeitos da missão. Conforme dados da UNICEF: “O Brasil possui uma população de 206,1 milhões de pessoas, dos quais 57,6 milhões têm menos de 18 anos de idade (Estimativa IBGE para 2016).

Leitor(a) 1: Mais da metade  de  todas  as  crianças  e  adolescentes  brasileiros são afrodescendentes, e um terço dos cerca de 820 mil indígenas do país são crianças. São dezenas de milhões de pessoas que possuem direitos e deveres e necessitam de condições para desenvolver com plenitude todo o seu potencial.” (fonte: UNICEF).

L2: “Criança e adolescente rezando e ajudando criança e adolescente” é o caris- ma da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), uma obra que nasceu em 1843 em Nancy – França, fundada por Dom Carlos Forbin Janson, que confia a missão às crianças da França na ajuda às crianças da China. Essa iniciativa cresceu e hoje está presente em mais de 130 países, entre eles o Brasil.

L3: A Infância e Adolescência Missionária, no Brasil, organiza-se em peque- nos grupos nas comunidades e paróquias. Os encontros são organizados a partir da metodologia das quatro áreas integradas que busca favorecer o carisma “Criança e adolescente, rezando e ajudando criança e adolescente”.

L1: A partir do protagonismo das crianças e adolescentes, é escolhido um tema gerador que é aprofundado, iluminado pela Palavra de Deus e, com uma ação concreta, culmina com uma celebração. Os grupos se encontram na sala, na igreja, nas visitas às famílias e na praça, com o objetivo de fortalecer o compromisso de tornar Jesus conhecido e amado.

  1. A Palavra de Deus ilumina nossa vida

Leitura do texto Bíblico Lc, 10,17-21

Texto

17 Os setenta e dois voltaram alegres, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do teu nome.” 18 Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19 Eu vos dei o poder de pisar em cobras e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo. Nada vos poderá fazer mal. 20 Contudo, não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos nos céus”. 21 Naquela mesma hora, ele exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado.

 O que diz o texto?

A: No texto do Evangelho que acabamos de ouvir, vemos o retorno dos setenta e dois discípulos que foram enviados com a missão de expulsar os demônios e curar os doentes. Eles estão radiantes porque tiveram bom êxito. Jesus corrige as motivações dessa alegria que não pode ser confundida com sucesso missionário.

L1: Todo fiel discípulo tem seu nome inscrito no céu, diz Jesus, e essa é sua maior recompensa. Muito maior do que ser reconhecido pelos homens é ser reconhecido por Deus. No discípulo que assume e realiza, com humildade e fidelidade, a missão que lhe foi confiada, Deus revela sua grandeza e seu poder. Jesus exulta no Espírito por ver seus discípulos pequeninos se tornarem grandes porque entenderam e assumiram a lógica de Deus, na sua vida e no seu agir.

Para conversar no grupo ou em família

O que Deus quer dizer para nós?

O que o texto nos faz dizer a Deus?

Preces

A: Rezemos ao Deus de bondade que em Jesus acolhe e ama as crianças e adolescentes, e digamos:

Todos: Escutai, Senhor, nossa prece confiante.

L1: Iluminai, Senhor, a vossa Igreja, Povo de Deus, o Papa Francisco, bispos, ministros ordenados, concedendo-lhe a graça de serem missionários na construção de um mundo mais humano, fraterno e justo, rezemos.

L2: Protegei, Senhor, nossas crianças e adolescentes contra todo o tipo de exploração e desperte, em cada uma delas, a beleza de serem, em seu lugar, pequenas e grandes missionárias, rezemos.

L3: Sensibilizai, Senhor, com a vossa graça nossos governantes, para que promovam políticas públicas de apoio às famílias que precisam de moradia, creche, escola, emprego e saúde para garantir uma vida digna a seus filhos, rezemos.

(Preces espontâneas)

  1. Compromisso com a vida

A: Hoje tivemos a oportunidade de ver crianças e adolescentes sendo protagonistas da missão. Sua experiência e vivência missionária tornam Jesus amado e conhecido em sua comunidade. Assim, perguntemos: Qual espaço que as crianças e adolescentes têm em nossa comunidade? Tem grupos de IAM em nossa comunidade? Como ajudar as crianças e adolescentes a serem protagonistas?

  1. Celebrar a vida

Todos: Neste dia, queremos bendizer a Deus pela vida de tantas crianças e adolescentes, que são motivadoras do anúncio do Evangelho e da ajuda solidária em tantas realidades desafiadoras em nossa sociedade. Rendemos graças, por tantas comunidades e pessoas que se deixam interpelar pelas crianças e adolescentes e os incentivam a ser missão.

A: Juntos rezemos Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

A: Roguemos ao Senhor para que nos dê a graça de “sermos como as crianças, para entrar no reino dos céus”. Ele que é Deus conosco, nos abençoe e nos ilumine na missão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Texto extraído da Novena missionária 2020

 

Deixe um comentário