SANTÍSSIMA TRINDADE
[Convém lembrar que, se possível, os recursos da televisão, rádio e demais transmissões em mídias sociais são primários, e este roteiro é só um instrumento complementar de oração. Ele pode ser vivido em família ou sozinho, sempre consciente de que estamos em comunhão com toda a Igreja, Corpo Místico de Cristo, quando rezamos. Poderá este instrumento de oração ser adaptado em seu esquema às suas necessidades (se estiver sozinho(a) lê-se tudo, por exemplo, ou se for um enfermo pode reduzir algumas partes)]
CANTO DE ABERTURA
1. Do coração da Trindade / toda harmonia brotou: / “Façam-se estrelas e o mundo”, / e a humanidade acordou. / O paraíso perfeito, / sonho que a gente carrega, / só a liberdade o cultiva, / só a liberdade o renega.
O coração da Trindade, / como de tudo sabia, / desde o começo contava / com o teu sim, ó Maria!
2. No coração da Trindade / nosso destino se inscreve: / todos irmãos neste mundo, / que é uma passagem tão breve! / Mas ambição, prepotência / logo põem tudo a perder. / “Deus, entretanto, não perde!” / vêm os profetas dizer.
3. O coração da Trindade / sempre descobre um caminho: / ouve os clamores do povo / e não o deixa sozinho. / Vem partilhar nossa dor / num compromisso profundo: / no coração de um menino / Deus é um Irmão neste mundo!
A. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém
A. Que Deus nosso Pai, fonte do amor e da misericórdia, esteja no meio de nós!
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
A. Queridos irmãos e irmãs, hoje celebramos a Eucaristia fazendo memória do mistério da Trindade: Pai, e Filho e Espírito Santo, três pessoas em uma só natureza. A Trindade, presente desde a eternidade, é o modelo de comunidade que precisamos seguir. Que esta verdade de fé nos inspire a sermos cada vez mais irmãos e irmãs uns dos outros.
ATO DE CONTRIÇÃO
A. Reconheçamos a necessidade que temos da misericórdia divina:
T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
HINO DE LOUVOR
T. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai, vós, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós, que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo; só vós, o Senhor; só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
DEUS NOS FALA
A. A Santíssima Trindade age em nós, que somos seu povo, com amor e misericórdia, mesmo diante de nossa cabeça dura. O Pai envia seu Filho para salvar o mundo, e o Espírito Santo nos une, nos transforma e nos santifica. Ouçamos:
PRIMEIRA LEITURA (Ex 34, 4b-6.8-9)
Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias: Moisés levantou-se, quando ainda era noite, e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe havia mandado, levando consigo as duas tábuas de pedra. O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e este invocou o nome do Senhor. Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou: “Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente e rico em bondade e fiel”. Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”.
Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL (Dn 3, 52-56)
A vós louvor, honra e glória eternamente!
Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.
Sede bendito, nome santo e glorioso.
No templo santo onde refulge a vossa glória.
E em vosso trono de poder vitorioso.
Sede bendito, que sondais as profundezas.
E superior aos querubins vos assentais.
Sede bendito no celeste firmamento.
SEGUNDA LEITURA (2Cor 13, 11-13)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.
Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, aleluia, aleluia!
Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Divino, / ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém!
EVANGELHO (Jo 3,16-18)
S. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
S. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
T. Glória a vós, Senhor.
Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
Palavra da Salvação.
T. Glória a vós, Senhor.
REFLEXÃO
(Diálogo em família sobre as leituras)
PROFISSÃO DE FÉ
T. Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da Terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos Pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
PRECES DOS IRMÃOS
A. Dirijamos ao Pai das misericórdias nossas preces:
L. Senhor, olhai por vossa Igreja, Corpo de Cristo presente neste mundo, para que ela seja sempre fiel ao vosso desejo de caminhar com a humanidade e libertar todo o ser humano. Nós vos pedimos:
T. Ouvi-nos, ó Pai.
L. Senhor, inspirai todos os governantes, para que erradiquem as forças da morte e da injustiça e trabalhem em favor da vida e da dignidade de todos. Nós vos pedimos:
L. Ouvi-nos, ó Pai.
L. Senhor, que nossa comunidade saiba sempre usar as ferramentas das quais dispõe para ser sinal de nossa presença: união, fraternidade, encorajamento e paz. Nós vos pedimos:
L. Ouvi-nos, ó Pai.
A. Atendei, ó Deus, às nossas súplicas e ouvi com bondade as nossas preces. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
AÇÃO DE GRAÇAS
L. Nós vos damos graças, Senhor, pela sabedoria com que criastes o universo e porque sois um Deus misericordioso, clemente, paciente, fiel e rico em bondade.
T. Glória a vós, Senhor, graças e louvor!
L. Nós vos louvamos porque enviastes vosso Filho Jesus Cristo ao mundo, manifestando vosso imenso amor pela humanidade, trazendo-nos a salvação e derramando vosso Espírito Santo sobre nós.
T. Glória a vós, Senhor, graças e louvor!
L. Nós vos bendizemos, porque sois uma comunidade de amor com vosso Filho, unidos pelo Espírito Santo. Desse modo, nos reunis como Igreja ao redor do mistério da Santíssima Trindade, a fim de que aprendamos a viver unidos como irmãos e irmãs.
T. Glória a vós, Senhor, graças e louvor!
ATO DE COMUNHÃO ESPIRITUAL
A. Façamos agora nossa Comunhão Espiritual. Santo Afonso Maria de Ligório explica-nos o que é isto: “Consiste no desejo de receber a Jesus Sacramentado e em dar-lhe um amoroso abraço, como se já o tivéssemos recebido”. Em um momento de silêncio pensemos na Eucaristia. Meditemos em cada frase que diremos a seguir…
T. Vinde, Jesus adorável, vinde ao meu pobre coração; (Pausa) / Vinde saciar meu desejo; (Pausa) / Vinde meu adorado Jesus, vinde ó dulcíssimo Jesus! (Pausa) / Creio que estais presente na Eucaristia! (Pausa) / Vos amo sobre todas as coisas; (Pausa) / Desejo receber-vos em minha vida; (Pausa) / Vinde espiritualmente a meu coração, permanecei em mim e faça que nunca vos abandone.
(Momento de silêncio)
CANTO
1. Teu amor vai além da medida, / se a medida é o meu próprio pensar. / O teu sonho é partilha e convida / todo ser a saber partilhar.
Teu Amor é de Pai e de Filho, / sem limite, é de eterno vigor, / é de Espírito Santo teu brilho, / é total Comunhão teu Amor!
2. Teu Amor vai além da medida, / se a medida é o que posso fazer. / O universo confirma que a vida / é o sublime destino do ser.
3. Teu Amor vai além da medida, / se a medida é o que posso dizer. / Minha voz é tão frágil, partida, / só tua voz é que ensina a viver.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA
T. Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o Senhor, que mereceste trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou como disse, aleluia. Rogai a Deus por nós, aleluia!
Ave Maria…
A. Permaneçamos unidos a Jesus.
TEXTO: DIOCESEDESANTOANDRÉ