[Subsídio para rezar em casa – N. 11 – 31/05/2020]
DOMINGO DE PENTECOSTES
[Convém lembrar que, se possível, os recursos da televisão, rádio e demais transmissões em mídias sociais são primários, e este roteiro é só um instrumento complementar de oração. Ele pode ser vivido em família ou sozinho, sempre consciente de que estamos em comunhão com toda a Igreja, Corpo Místico de Cristo, quando rezamos. Poderá este instrumento de oração ser adaptado em seu esquema às suas necessidades (se estiver sozinho(a) lê-se tudo, por exemplo, ou se for um enfermo pode reduzir algumas partes)]
CANTO DE ABERTURA
Estaremos aqui reunidos, / como estavam em Jerusalém, / pois só quando vivemos unidos / é que o Espírito Santo nos vem.
- Ninguém pára este vento passando, / ninguém o vê e ele sopra onde quer. / Força igual tem o Espírito, quando / faz a Igreja de Cristo crescer.
- Feita de homens, a Igreja é divina, / pois o Espírito Santo a conduz. / Como um fogo que aquece e ilumina, / que é pureza, que é vida, que é luz.
- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
- Amém
- Que Deus nosso Pai, fonte do amor e da misericórdia, esteja no meio de nós!
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
A. Queridos irmãos e irmãs, hoje fazemos memória do nosso novo nascimento, enquanto comunidade reunida em nome de Jesus. O Espírito Santo é comunicado a nós para nos recriar, nos transformar, e sobretudo, nos unir!
ATO DE CONTRIÇÃO
- Reconheçamos a necessidade que temos da misericórdia divina:
- Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
HINO DE LOUVOR
- Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai, vós, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós, que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo; só vós, o Senhor; só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
DEUS NOS FALA
- O Ressuscitado, presente no meio de nós, nos comunica o Espírito em meio à paz e ao perdão. Acolhendo o Paráclito, podemos falar sempre a mesma linguagem: a linguagem do amor, que gera unidade na diversidade dos dons e dos carismas. Ouçamos:
PRIMEIRA LEITURA (At 2,1-11)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. Moravam em Jerusalém judeus devotos de todas as nações do mundo. Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falarem em sua própria língua. Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!”
Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL [Sl 103(104)]
Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor! / Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! / Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! / Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
Se tirais o seu respiro, elas perecem / e voltam para o pó de onde vieram. / Enviais o vosso espírito e renascem / e da terra toda a face renovais.
Que a glória do Senhor perdure sempre, / e alegre-se o Senhor em suas obras! / Hoje seja-lhe agradável o meu canto, / pois o Senhor é a minha grande alegria!
SEGUNDA LEITURA (1Cor 12,3b-7.12-13)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.
Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
SEQUÊNCIA
- Espírito de Deus, / enviai dos céus / um raio de luz! (bis) / Vinde, Pai dos pobres, / dai aos corações / vossos sete dons. (bis)
- Consolo que acalma, / hóspede da alma, / doce alívio, vinde! (bis) / No labor descanso, / na aflição remanso, / no calor aragem. (bis)
- Ao sujo lavai, / ao seco regai, / curai o doente. (bis) / Dobrai o que é duro, /guiai no escuro, / o frio aquecei. (bis)
- Enchei, luz bendita, / chama que crepita, / o íntimo de nós! (bis) / Sem a luz que acode / nada o homem pode, / nenhum bem há nele. (bis).
- Dai à vossa Igreja, / que espera e deseja, / vossos sete dons. (bis) / Dai em prêmio ao forte / uma santa morte, / alegria eterna (bis). Amém! Amém!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, aleluia, / aleluia, aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; / e acendei neles o amor como um fogo abrasador!
EVANGELHO (Jo 20,19-23)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
- Glória a vós, Senhor.
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
REFLEXÃO
(Diálogo em família sobre as leituras)
PROFISSÃO DE FÉ
- Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da Terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos Pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
PRECES DOS IRMÃOS
- Dirijamos ao Pai das misericórdias nossas preces:
- L. Senhor, enviai o vosso Espírito sobre todos os membros da Igreja, a fim de que, dócil às suas inspirações, permaneça fiel ao chamado de Jesus. Nós vos pedimos:
- Senhor, escutai a nossa prece.
- Senhor, enviai o vosso Espírito sobre os governantes, a fim de que façam valer a paz e a justiça, sobretudo com os pobres. Nós vos pedimos:
- Senhor, escutai a nossa prece.
- Senhor, enviai o vosso Espírito sobre nós, a fim de que nossa comunidade nunca desanime e seja enriquecida pela variedade de dons, carismas e ministérios. Nós vos pedimos:
- Senhor, escutai a nossa prece.
Atendei, ó Deus, às nossas súplicas e ouvi com bondade as nossas preces. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
AÇÃO DE GRAÇAS
- Nós vos louvamos, ó Pai, pois, desde o início, vosso Espírito pairava dando vida, e sobre as primeira comunidades pousou, a fim de que vossas maravilhas fossem proclamadas.
- Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai!
- Nós vos louvamos, ó Pai, pelo Espírito que hoje nos é dado, a fim de que formemos comunidade, e por todos os que proclamam que Jesus Cristo é o Senhor.
- Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai!
- Nós vos louvamos, ó Pai, pois o mesmo Espírito nos é dado para arrancar o que divide e por ele clamar-vos “Abbá, Pai”.
- Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai!
ATO DE COMUNHÃO ESPIRITUAL
- Façamos agora nossa Comunhão Espiritual. Santo Afonso Maria de Ligório explica-nos o que é isto: “Consiste no desejo de receber a Jesus Sacramentado e em dar-lhe um amoroso abraço, como se já o tivéssemos recebido”. Em um momento de silêncio pensemos na Eucaristia. Meditemos em cada frase que diremos a seguir…
- Vinde, Jesus adorável, vinde ao meu pobre coração; (Pausa) / Vinde saciar meu desejo; (Pausa) / Vinde meu adorado Jesus, vinde ó dulcíssimo Jesus! (Pausa) / Creio que estais presente na Eucaristia! (Pausa) / Vos amo sobre todas as coisas; (Pausa) / Desejo receber-vos em minha vida; (Pausa) / Vinde espiritualmente a meu coração, permanecei em mim e faça que nunca vos abandone.
(Momento de silêncio)
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA
- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o Senhor, que mereceste trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou como disse, aleluia. Rogai a Deus por nós, aleluia!
Ave Maria…
- Permaneçamos unidos a Jesus.
- TEXTO DIOCESE DE SANTO ANDRÉ