Guadalupe Leste

ASCENSÃO DO SENHOR – ROTEIRO PARA REZAR EM CASA

[Subsídio para rezar em casa – N. 10 – 24/05/2020]

ASCENSÃO DO SENHOR

Semana de Oração pela Unidade Cristã e

54º Dia Mundial das Comunicações Sociais

[Convém lembrar que, se possível, os recursos da televisão, rádio e demais transmissões em mídias sociais são primários, e este roteiro é só um instrumento complementar de oração. Ele pode ser vivido em família ou sozinho, sempre consciente de que estamos em comunhão com toda a Igreja, Corpo Místico de Cristo, quando rezamos. Poderá este instrumento de oração ser adaptado em seu esquema às suas necessidades (se estiver sozinho(a) lê-se tudo, por exemplo, ou se for um enfermo pode reduzir algumas partes)]

CANTO DE ABERTURA

Não fiqueis tristes, eu vou partir; / eu vou partir, mas voltarei (2x).
1. Vou preparar-vos um lugar, não fiqueis tristes, tendes fé.
2. Vou enviar-vos o Espírito, que vos dará toda a verdades.
3. Sereis as minhas testemunhas, para que todos me conheçam.
4. Anunciai a Boa Nova. Vou para o Pai que me enviou.
5. Ficarei sempre ao vosso lado; onde estiverdes, eu estou.
6. Hão de expulsar-vos das cidades; por minha causa sofrereis.

  1. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
  2. Amém
  3. Que Deus nosso Pai, fonte do amor e da misericórdia, esteja no meio de nós!
    T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 A. hoje celebramos fazendo memória da subida de Jesus para junto do Pai. O Ressuscitado volta ao Pai e nos indica o caminho a seguir. Hoje rendemos graças por todos os meios de comunicação social, sobretudo as Pastorais das Comunicações, que tanto têm nos ajudado nestes tempos difíceis. Iniciamos também a “Semana de Oração pela Unidade Cristã”, cujo lema é “gentileza gera gentileza”. Celebremos na certeza de que somos chamados e enviados para ser sinais do amor de Deus.

 ATO DE CONTRIÇÃO

  1. Reconheçamos a necessidade que temos da misericórdia divina:
  2. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

HINO DE LOUVOR

  1. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai, vós, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós, que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo; só vós, o Senhor; só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

DEUS NOS FALA

  1. A autoridade do Ressuscitado se dá na sua entrega pela salvação de todos. E nós somos continuadores de sua missão. Com os pés no chão e o coração no alto, sejamos nós anunciadores da Palavra e formadores de novos discípulos. Ouçamos:

PRIMEIRA LEITURA (At 1,1-11)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, até ao dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: ‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”. Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel?” Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”. Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”. Palavra do Senhor.

  1. Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL [Sl 96(97)]

Por entre aclamações Deus se elevou, / o Senhor subiu ao toque da trombeta.

– Povos todos do universo, batei palmas, / gritai a Deus aclamações de alegria! / Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, / o soberano que domina toda a terra.

– Por entre aclamações Deus se elevou, / o Senhor subiu ao toque da trombeta. / Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, / salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

– Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, / ao som da harpa acompanhai os seus louvores! / Deus reina sobre todas as nações, / está sentado no seu trono glorioso.

SEGUNDA LEITURA (Ef 1,17-23)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos: O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, bem acima de toda autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa mencionar não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal. Palavra do Senhor.

  1. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia, aleluia!

Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; / convosco estarei todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus.

EVANGELHO (Mt 28,16-20)

Leitura do Evangelho segundo Mateus.

Naquele tempo, os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. Palavra da Salvação.

  1. Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO

(Diálogo em família sobre as leituras)

PROFISSÃO DE FÉ

  1. Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da Terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos Pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

PRECES DOS IRMÃOS

  1. Dirijamos ao Pai das misericórdias nossas preces:

 

  1. Senhor, auxiliai a Igreja, que somos nós, a fim de que seja fiel ao chamado do vosso Filho e testemunhe com amor vosso projeto de salvação. Nós vos pedimos:
  2. Senhor, escutai a nossa prece!
  3. Senhor, enviai sobre nós os dons do vosso Espírito, para que aprendamos com esta Semana de Oração pela Unidade Cristã a nos unirmos em torno do vosso Filho. Nós vos pedimos:
  4. Senhor, escutai a nossa prece!
  5. Senhor, abençoai os membros de todas as Pastorais das Comunicações de nossas comunidades, para que não desanimem nestes tempos desafiadores. Nós vos pedimos:
  6. Senhor, escutai a nossa prece! 
  7. Atendei, ó Deus, às nossas súplicas e ouvi com bondade as nossas preces. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.

 AÇÃO DE GRAÇAS

  1. Ó Pai Santo, hoje Jesus, vosso Filho, vencedor do pecado e da morte, foi elevado à vossa glória, e nossa humanidade participa da vossa divindade!
  2. O Senhor subiu ao céu! Aleluia, aleluia!
  3. Cristo entrou hoje no vosso santuário, ó Pai, e pelo seu sangue derramado, nos leva à libertação. Por este caminho novo e com o coração cheio de fé, lavados nas águas batismais, participamos com ele da glória da eternidade.
  4. O Senhor subiu ao céu! Aleluia, aleluia!
  5. Jesus hoje vive esta festa, ó Pai, e nós, com ele e o mundo inteiro, nos alegramos e exultamos, esperando pressurosos o envio do Espírito Santo.
  6. O Senhor subiu ao céu! Aleluia, aleluia!

 ATO DE COMUNHÃO ESPIRITUAL

  1. Façamos agora nossa Comunhão Espiritual. Santo Afonso Maria de Ligório explica-nos o que é isto: “Consiste no desejo de receber a Jesus Sacramentado e em dar-lhe um amoroso abraço, como se já o tivéssemos recebido”. Em um momento de silêncio pensemos na Eucaristia. Meditemos em cada frase que diremos a seguir…
  2. Vinde, Jesus adorável, vinde ao meu pobre coração; (Pausa) / Vinde saciar meu desejo; (Pausa) / Vinde meu adorado Jesus, vinde ó dulcíssimo Jesus! (Pausa) / Creio que estais presente na Eucaristia! (Pausa) / Vos amo sobre todas as coisas; (Pausa) / Desejo receber-vos em minha vida; (Pausa) / Vinde espiritualmente a meu coração, permanecei em mim e faça que nunca vos abandone.

(Momento de silêncio)

 CANTO

O Senhor subiu ao céu, / aleluia, aleluia! (2x)

  1. Levanta-se Deus, cadê os inimigos? / Na sua presença perecem os iníquos! / São como fumaça que desaparece. / São cera no fogo, que logo derrete!
  2. Os justos se alegram diante de Deus; / cantai ao Senhor, vibrai, filhos seus! / Abri o caminho ao grão-cavaleiro, / dançai diante dele, Senhor justiceiro.
  3. Dos órfãos é Pai, das viúvas juiz, / em sua morada só ele é quem diz: / “quem estava sozinho, família encontrou; / quem estava oprimido, tua mão libertou!”
  4. À frente do povo saíste, ó Deus; / os céus gotejaram, a terra tremeu: / na sua presença se abala o Sinai, / é Deus que avança, que avança e vai!

 ORAÇÃO A NOSSA SENHORA

  1. Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o Senhor, que mereceste trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou como disse, aleluia. Rogai a Deus por nós, aleluia!

Ave Maria…

  1. Permaneçamos unidos a Jesus.

TEXTO: DIOCESE DE SANTO ANDRÉ

Deixe um comentário