[Subsídio para rezar em casa – N. 9 – 17/05/2020]
6º DOMINGO DA PÁSCOA
ROTEIRO PARA REZAR EM CASA, EM TEMPOS DIFÍCEIS
[Convém lembrar que, se possível, os recursos da televisão, rádio e demais transmissões em mídias sociais são primários, e este roteiro é só um instrumento complementar de oração. Ele pode ser vivido em família ou sozinho, sempre consciente de que estamos em comunhão com toda a Igreja, Corpo Místico de Cristo, quando rezamos. Poderá este instrumento de oração ser adaptado em seu esquema às suas necessidades (se estiver sozinho(a) lê-se tudo, por exemplo, ou se for um enfermo pode reduzir algumas partes)]
CANTO DE ABERTURA
1. Por sua morte, a morte viu o fim. / Do sangue derramado a vida renasceu! / Seu pé ferido nova estrada abriu / e neste Homem, o homem, enfim, se descobriu.
Meu coração me diz: “o amor me amou / e se entregou por mim! Jesus ressuscitou! / Passou a escuridão, o sol nasceu, / a vida triunfou: Jesus ressuscitou!”
2. “Jesus me amou e se entregou por mim”, / os homens todos podem o mesmo repetir. / Não temeremos mais a morte e a dor. / O coração humano em Cristo descansou.
A. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém
A. Que Deus nosso Pai, fonte do amor e da misericórdia, esteja no meio de nós!
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
A. Reunidos como Igreja Doméstica, abramos nosso coração para acolher a esperança que o Ressuscitado nos dá: ele envia sobre nós o seu Espírito! Com fé e alegria, iniciemos nossa celebração.
ATO DE CONTRIÇÃO
A. Reconheçamos a necessidade que temos da misericórdia divina:
T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
HINO DE LOUVOR
T. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai, vós, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós, que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo; só vós, o Senhor; só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
DEUS NOS FALA
A. Jesus, antes de voltar para o Pai, nos prepara para acolher os dons do Espírito Santo, que nos impulsionarão para a missão, a ser vivida no serviço e na alegria. Ouçamos:
PRIMEIRA LEITURA (At 8,5-8.14-17)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. Era grande a alegria naquela cidade. Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus e enviaram para lá Pedro e João. Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo. Porque o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; apenas tinham recebido o batismo em nome do Senhor Jesus. Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL [Sl 65 (66)]
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso!
– Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / cantai salmos a seu nome glorioso, / dai a Deus a mais sublime louvação! / Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!
– Toda a terra vos adore com respeito / e proclame o louvor de vosso nome!” / Vinde ver todas as obras do Senhor: / seus prodígios estupendos entre os homens!
– O mar ele mudou em terra firme, / e passaram pelo rio a pé enxuto. / Exultemos de alegria no Senhor! / Ele domina para sempre com poder!
– Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: / vou contar-vos todo o bem que ele me fez! / Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, / não rejeitou minha oração e meu clamor, /nem afastou longe de mim o seu amor!
SEGUNDA LEITURA (1Pd 3,15-18)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos, santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir. Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo. Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal. Com efeito, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, aleluia, aleluia!
Quem me ama realmente guardará minha palavra, / e meu Pai o amará, e a Ele nós viremos.
EVANGELHO (Jo 14,15-21)
Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.
REFLEXÃO
(Diálogo em família sobre as leituras)
PROFISSÃO DE FÉ
T. Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da Terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos Pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
PRECES DOS IRMÃOS
A. Dirijamos ao Pai das misericórdias nossas preces:
L. Senhor, ajudai-nos a ser fiéis ao vosso Filho, guardando sua Palavra e vivendo seus mandamentos, mesmo nestes tempos difíceis. Nós vos pedimos:
T. Senhor, escutai a nossa prece.
L. Senhor, que nós, cristãos, saibamos anunciar o Cristo, fonte de vida e de alegria para todo o nosso mundo. Nós vos pedimos:
T. Senhor, escutai a nossa prece.
L. Senhor, livrai-nos do medo e do comodismo, a fim de que lutemos pela cura dos muitos vírus que adoecem o mundo. Nós vos pedimos:
T. Senhor, escutai a nossa prece.
A. Atendei, ó Deus, às nossas súplicas e ouvi com bondade as nossas preces. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
AÇÃO DE GRAÇAS
L. Graças, ó Pai, Senhor da vida, por este tempo bonito em que Cristo ressurgiu da morte e tornou-se Senhor e Pastor eterno, que nos conduz para as fontes repousantes de água pura.
T. Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!
L. Graças, ó Pai, Senhor da vida, por Cristo, nosso Páscoa, que foi imolado por nós. Morrendo, ele destruiu a morte e venceu o pecado do mundo. Com ele ressurge a nova criação.
T. Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!
L. Graças, ó Pai, Senhor da vida, por vosso Filho, que se entregou em vossas mãos, cumprindo a vossa vontade total como sacerdote, altar e cordeiro. Tirando o pecado do mundo, ele é hoje a nossa luz.
T. Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!
L. Rezemos com amor e confiança, como Jesus nos ensinou:
T. Pai Nosso que estais …
ATO DE COMUNHÃO ESPIRITUAL
A. Façamos agora nossa Comunhão Espiritual. Santo Afonso Maria de Ligório explica-nos o que é isto: “Consiste no desejo de receber a Jesus Sacramentado e em dar-lhe um amoroso abraço, como se já o tivéssemos recebido”. Em um momento de silêncio pensemos na Eucaristia. Meditemos em cada frase que diremos a seguir…
T. Vinde, Jesus adorável, vinde ao meu pobre coração; (Pausa) / Vinde saciar meu desejo; (Pausa) / Vinde meu adorado Jesus, vinde ó dulcíssimo Jesus! (Pausa) / Creio que estais presente na Eucaristia! (Pausa) / Vos amo sobre todas as coisas; (Pausa) / Desejo receber-vos em minha vida; (Pausa) / Vinde espiritualmente a meu coração, permanecei em mim e faça que nunca vos abandone.
(Momento de silêncio)
CANTO
1. Antes da morte e ressurreição de Jesus, / ele, na ceia, quis se entregar: / deu-se em comida e bebida para nos salvar.
E quando amanhecer / o dia eterno, a plena visão, / ressurgiremos por crer / nesta vida escondida no pão. (2x)
2. Para lembramos a morte, a cruz do Senhor, / nós repetimos como ele fez: / gestos, palavras, até que volte outra vez.
3. Este banquete alimenta o amor dos irmãos / e nos prepara a glória do céu. / Ele é força na caminhada pra Deus.
4. Eis o pão vivo mandado a nós por Deus Pai! / Quem o recebe, não morrerá. / No ultímo dia, vai ressugir, viverá.
5. Cristo está vivo, ressuscitou para nós! / Esta verdade vai anunciar / a toda terra, com alegria, cantar.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA
T. Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o Senhor, que mereceste trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou como disse, aleluia. Rogai a Deus por nós, aleluia!
Ave Maria…
A. Permaneçamos unidos a Jesus.
Roteiro DIOCESE DE SANTO ANDRÉ