3º DOMINGO DA PÁSCOA
ROTEIRO PARA REZAR EM CASA, EM TEMPOS DIFÍCEIS
[Convém lembrar que, se possível, os recursos da televisão, rádio e demais transmissões em mídias sociais são primários, e este roteiro é só um instrumento complementar de oração. Ele pode ser vivido em família ou sozinho, sempre consciente de que estamos em comunhão com toda a Igreja, Corpo Místico de Cristo, quando rezamos. Poderá este instrumento de oração ser adaptado em seu esquema às suas necessidades (se estiver sozinho(a) lê-se tudo, por exemplo, ou se for um enfermo pode reduzir algumas partes)]
CANTO DE ABERTURA
- Por sua morte, a morte viu o fim. / Do sangue derramado a vida renasceu! / Seu pé ferido nova estrada abriu / e neste Homem, o homem, enfim, se descobriu.
Meu coração me diz: “o amor me amou / e se entregou por mim! Jesus ressuscitou! / Passou a escuridão, o sol nasceu, / a vida triunfou: Jesus ressuscitou!”
- “Jesus me amou e se entregou por mim”, / os homens todos podem o mesmo repetir. / Não temeremos mais a morte e a dor. / O coração humano em Cristo descansou.
- Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
- Amém
- Que Deus nosso Pai, fonte do amor e da misericórdia, esteja no meio de nós!
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
- Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, que alegria e consolo poder ser Igreja Doméstica, neste tempo de graça e gratidão a Deus, pela Páscoa de Nosso Senhor. A ressurreição de Cristo nos dá a certeza da salvação e a esperança em alcançarmos a vida eterna. Com o coração ardente de amor ao Ressuscitado, vivamos este momento orante.
ATO DE CONTRIÇÃO
- Reconheçamos a necessidade que temos da misericórdia divina, uma vez que nossos olhos podem não estar abertos e nosso coração pode não estar ardendo na presença do Senhor.
- Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
HINO DE LOUVOR
- Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai, vós, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós, que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo; só vós, o Senhor; só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
DEUS NOS FALA
- Ouçamos com atenção a Palavra que nos dá vida, nos encoraja e abre os nossos olhos para os sinais que nos conduzem ao caminho da verdade. Assim como os discípulos, deixemos que os nossos corações sintam o ardor do amor daquele que deu a vida por cada um de nós.
PRIMEIRA LEITURA (At 2,14.22-33)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
No dia de Pentecostes, Pedro, de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: “Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis. Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse. Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. Deste-me a conhecer os caminhos da vida e a tua presença me encherá de alegria’. Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono. É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas. E agora, exaltado pela direita de Deus, Jesus recebeu o Espírito Santo, que fora prometido pelo Pai, e o derramou, como estais vendo e ouvindo”.
Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL [Sl 15 (16)]
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!
- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! / Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor: / nenhum bem eu posso achar fora de vós!” / Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, / meu destino está seguro em vossas mãos.
- Eu bendigo o Senhor, que me aconselha / e até de noite me adverte o coração. / Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, / pois, se o tenho ao meu lado, não vacilo.
- Eis porque meu coração está em festa, / minha alma rejubila de alegria / e até meu corpo no repouso está tranquilo; / pois não haveis de me deixar entregue à morte, / nem vosso amigo conhecer corrupção.
- Vós me ensinais vosso caminho para a vida; / junto a vós, felicidade sem limites, / delícia eterna e alegria ao vosso lado.
SEGUNDA LEITURA (1Pd 1,17-21)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos, se invocais como Pai aquele que sem discriminação julga a cada um de acordo com as suas obras, vivei então respeitando a Deus durante o tempo de vossa migração neste mundo. Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito. Antes da criação do mundo, ele foi destinado para isso e, neste final dos tempos, ele apareceu, por amor de vós. Por ele é que alcançastes a fé em Deus. Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória e, assim, a vossa fé e esperança estão em Deus.
Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, aleluia, aleluia.
Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura; fazei o nosso coração arder, quando nos falardes.
EVANGELHO (Lc 24,13-35)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos e não o reconheceram. Então Jesus perguntou: “O que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?” Ele perguntou: “O que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”. Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os onze reunidos com os outros. E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.
Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
REFLEXÃO
(Diálogo em família sobre as leituras)
PROFISSÃO DE FÉ
- Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da Terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos Pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
PRECES DOS IRMÃOS
- Dirijamos ao Pai das misericórdias nossas preces:
- Senhor, fortalecei e acompanhai a vossa Igreja, para que seja preservada de tantas perseguições e injustiças, nós vos pedimos:
- Senhor, escutai a nossa prece.
- Senhor, concedei paz ao mundo inteiro, para que vossos filhos e filhas possam viver o amor e a esperança, apesar de tanto descaso em relação aos pobres e sofredores, e amparai todos os que se encontram enfermos, nós vos pedimos:
- Senhor, escutai a nossa prece.
- Senhor, favorecei com as vossas bênçãos as nossas comunidades, para que, olhando para o Ressuscitado, possam dar testemunho de convivência fraterna e amor ao próximo, nós vos pedimos:
- Senhor, escutai a nossa prece.
- Atendei, ó Deus, às nossas súplicas e ouvi com bondade as nossas preces. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
AÇÃO DE GRAÇAS
- Graças, ó Pai, Senhor da vida, por este (dia) tempo bonito em que Cristo ressurgiu da morte e tornou-se Senhor e Pastor eterno, que nos conduz para as fontes repousantes de água pura.
- Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!
- Graças, ó Pai, Senhor da vida, por Cristo, nosso Páscoa, que foi imolado por nós. Morrendo, ele destruiu a morte e venceu o pecado do mundo. Com ele ressurge a nova criação.
- Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!
- Graças, ó Pai, Senhor da vida, por vosso Filho, que se entregou em vossas mãos, cumprindo a vossa vontade total como sacerdote, altar e cordeiro. Tirando o pecado do mundo, ele é hoje a nossa luz.
- Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!
- Rezemos com amor e confiança, como Jesus nos ensinou:
- Pai Nosso que estais …
ATO DE COMUNHÃO ESPIRITUAL
- Façamos agora nossa Comunhão Espiritual. Santo Afonso Maria de Ligório explica-nos o que é isto: “Consiste no desejo de receber a Jesus Sacramentado e em dar-lhe um amoroso abraço, como se já o tivéssemos recebido”. Em um momento de silêncio pensemos na Eucaristia. Meditemos em cada frase que diremos a seguir…
- Vinde, Jesus adorável, vinde ao meu pobre coração; (Pausa) / Vinde saciar meu desejo; (Pausa) / Vinde meu adorado Jesus, vinde ó dulcíssimo Jesus! (Pausa) / Creio que estais presente na Eucaristia! (Pausa) / Vos amo sobre todas as coisas; (Pausa) / Desejo receber-vos em minha vida; (Pausa) / Vinde espiritualmente a meu coração, permanecei em mim e faça que nunca vos abandone.
(Momento de silêncio)
CANTO
- Antes da morte e ressurreição de Jesus, / ele, na ceia, quis se entregar: / deu-se em comida e bebida para nos salvar.
E quando amanhecer / o dia eterno, a plena visão, / ressurgiremos por crer / nesta vida escondida no pão. (2x)
- Para lembramos a morte, a cruz do Senhor, / nós repetimos como ele fez: / gestos, palavras, até que volte outra vez.
- Este banquete alimenta o amor dos irmãos / e nos prepara a glória do céu. / Ele é força na caminhada pra Deus.
- Eis o pão vivo mandado a nós por Deus Pai! / Quem o recebe, não morrerá. / No ultímo dia, vai ressugir, viverá.
- Cristo está vivo, ressuscitou para nós! / Esta verdade vai anunciar / a toda terra, com alegria, cantar.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA
- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o Senhor, que mereceste trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou como disse, aleluia. Rogai a Deus por nós, aleluia!
Salve Rainha…
- Oremos: Deus de misericórdia, Deus de piedade, Deus de indulgência, que tendes compaixão das aflições do vosso povo e dissestes ao Anjo que o trespassava que contivesse a sua mão por amor daquela Estrela gloriosa, de cujo peito precioso contra o veneno dos nossos pecados docemente bebestes, prestai-nos o auxílio da vossa graça, para que sejamos libertados e seguros de toda a peste, da morte improvisa e livres misericordiosamente de todo o embate da perdição.
- Amém.
- Permaneçamos unidos em Cristo.
TEXTO: DIOCESE DE SANTO ANDRE