11º DOMINGO DO TEMPO COMUM
[Convém lembrar que, se possível, os recursos da televisão, rádio e demais transmissões em mídias sociais são primários, e este roteiro é só um instrumento complementar de oração. Ele pode ser vivido em família ou sozinho, sempre consciente de que estamos em comunhão com toda a Igreja, Corpo Místico de Cristo, quando rezamos. Poderá este instrumento de oração ser adaptado em seu esquema às suas necessidades (se estiver sozinho(a) lê-se tudo, por exemplo, ou se for um enfermo pode reduzir algumas partes)]
CANTO DE ABERTURA
[pode ser substituído por outro que a família conheça]
1. De todos cantos viemos, para louvar o Senhor, / Pai de eterna bondade, Deus vivo e libertador. / Todo o povo reunido, num canto, um novo louvor:
Glorificado seja, bendito seja Jesus Redentor! (2x)
2. Os pais e mães de família, vamos todos celebrar! / A força nova da vida, vamos alegres cantar! / A juventude e as crianças, todos reunidos no amor:
A. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém
A. Que Deus nosso Pai, fonte do amor e da misericórdia, esteja no meio de nós!
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
A. A liturgia de hoje é um convite para fazermos memória de tudo o que Deus realizou em favor do seu povo e do chamado que Jesus nos faz. Ele nos chama pelo nome e nos envia para anunciar o Reino. Peçamos a Deus a graça de bem vivermos este dia.
T. Senhor, Pai de bondade, que nunca nos abandonais nem permitis que as portas do inferno vençam vossa Igreja, enviai sobre nós o vosso Espírito de amor, derramando em nossos corações o dom do amor e o sentimento de pertença e comunhão com todos os nossos irmãos na fé. Abri o nosso coração, para que possamos nos alimentar do Cristo vivo e presente na Palavra e na Eucaristia.
ATO DE CONTRIÇÃO
A. Reconheçamos a necessidade que temos da misericórdia divina:
T. Tende compaixão de nós, Senhor, pois somos pecadores. Manifestai a vossa misericórdia e dai-nos a salvação.
HINO DE LOUVOR
T. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai, vós, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós, que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo; só vós, o Senhor; só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
DEUS NOS FALA
A. Deus nos liberta da escravidão e nós somos chamados a fazer a nossa parte: ouvir sua voz e guardar os mandamentos. A nossa missão nasce dos apelos do povo e se concretiza no encontro com as ovelhas perdidas. Ouçamos:
PRIMEIRA LEITURA (Ex 19,2-6a)
Leitura do Livro do Êxodo
Naqueles dias, os israelitas, partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel armou aí suas tendas, defronte da montanha. Moisés, então, subiu ao encontro de Deus. O Senhor chamou-o do alto da montanha e disse: “Assim deverás falar à casa de Jacó e anunciar aos filhos de Israel: Vistes o que fiz aos egípcios e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a mim. Portanto, se ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim a porção escolhida dentre todos os povos, porque minha é toda a terra. E vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”.
Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL [Sl 99 (100)]
Nós somos o povo e o rebanho do Senhor.
– Aclamai o Senhor, ó terra inteira, / servi ao Senhor com alegria, / ide a ele cantando jubilosos!
– Sabei que o Senhor, só ele, é Deus; / Ele mesmo nos fez, e somos seus; / nós somos seu povo e seu rebanho.
– Sim, é bom o Senhor e nosso Deus; / sua bondade perdura para sempre, / seu amor é fiel eternamente!
SEGUNDA LEITURA (Rm 5,6-11)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos, quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.
Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Reino de Deus está perto. Convertei-vos, irmãos, é preciso! Crede todos no Evangelho!
EVANGELHO (Mt 9,36-10,8)
Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”
Palavra da Salvação.
T. Glória a vós, Senhor.
REFLEXÃO
(Diálogo em família sobre as leituras)
PROFISSÃO DE FÉ
T. Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da Terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos Pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
PRECES DOS IRMÃOS
A. Dirijamos ao Pai das misericórdias nossas preces:
L. Senhor, dai-nos sempre ouvidos e coração atentos, para que saibamos ouvir vossa voz nos sinais dos tempos e guardar vosso mandamento. Nós vos pedimos:
T. Senhor, escutai a nossa prece.
L. Senhor, neste Ano Vocacional Diocesano, animai todos os jovens que são chamados por vós pelo nome e conduzidos à missão. Nós vos pedimos:
L. Senhor, abençoai todos os dizimistas de nossa comunidade, que, mesmo em meio às dificuldades, mantêm firme seu compromisso de fé. Nós vos pedimos:
A. Atendei, ó Deus, às nossas súplicas e ouvi com bondade as nossas preces. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
MOMENTO DE AÇÃO DE GRAÇAS
Sugerimos neste momento que o animador motive os outros participantes a renderem graças a Deus.
Por exemplo: “Pelo que queremos agradecer a Deus hoje?”
ATO DE COMUNHÃO ESPIRITUAL
A. Façamos agora nossa Comunhão Espiritual. Santo Afonso Maria de Ligório explica-nos o que é isto: “Consiste no desejo de receber a Jesus Sacramentado e em dar-lhe um amoroso abraço, como se já o tivéssemos recebido”. Em um momento de silêncio pensemos na Eucaristia. Meditemos em cada frase que diremos a seguir…
T. Vinde, Jesus adorável, vinde ao meu pobre coração; (Pausa) / Vinde saciar meu desejo; (Pausa) / Vinde meu adorado Jesus, vinde ó dulcíssimo Jesus! (Pausa) / Creio que estais presente na Eucaristia! (Pausa) / Vos amo sobre todas as coisas; (Pausa) / Desejo receber-vos em minha vida; (Pausa) / Vinde espiritualmente a meu coração, permanecei em mim e faça que nunca vos abandone.
(Momento de silêncio)
CANTO
1. Tu te abeiraste da praia, / não buscaste nem sábios, nem ricos, / somente queres que eu te siga.
Senhor, tu me olhaste nos olhos, / a sorrir, pronunciaste meu nome. / Lá na praia eu larguei o meu barco, / junto a Ti buscarei outro mar.
2. Tu sabes bem que em meu barco / eu não tenho nem ouro nem espadas, / somente redes e o meu trabalho.
3. Tu minhas mãos solicitas: / meu cansaço, que a outros descanse; / amor que almeja seguir amando.
4. Tu pescador de outros lagos, / ânsia eterna de almas que esperam, / bondoso amigo, assim me chamas.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA
T. À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!
Ave Maria…
⦁ Permaneçamos unidos a Jesus.
TEXTO DIOCESE DE SANTO ANDRE