5º DOMINGO DA PÁSCOA
“Dia das Mães”
ROTEIRO PARA REZAR EM CASA, EM TEMPOS DIFÍCEIS
[Convém lembrar que, se possível, os recursos da televisão, rádio e demais transmissões em mídias sociais são primários, e este roteiro é só um instrumento complementar de oração. Ele pode ser vivido em família ou sozinho, sempre consciente de que estamos em comunhão com toda a Igreja, Corpo Místico de Cristo, quando rezamos. Poderá este instrumento de oração ser adaptado em seu esquema às suas necessidades (se estiver sozinho(a) lê-se tudo, por exemplo, ou se for um enfermo pode reduzir algumas partes)]
CANTO DE ABERTURA
1. Por sua morte, a morte viu o fim. / Do sangue derramado a vida renasceu! / Seu pé ferido nova estrada abriu / e neste Homem, o homem, enfim, se descobriu.
Meu coração me diz: “o amor me amou / e se entregou por mim! Jesus ressuscitou! / Passou a escuridão, o sol nasceu, / a vida triunfou: Jesus ressuscitou!”
2. “Jesus me amou e se entregou por mim”, / os homens todos podem o mesmo repetir. / Não temeremos mais a morte e a dor. / O coração humano em Cristo descansou.
A. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém
A. Que Deus nosso Pai, fonte do amor e da misericórdia, esteja no meio de nós!
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
A. Reunidos como Igreja Doméstica, queremos entrar em comunhão com Cristo, presente na Palavra e na Eucaristia. Hoje é Dia das Mães e muitos de nós, devido ao isolamento social, não poderemos abraçar nossas mães, mas podemos colocá-las diante daquele que é o Caminho para o Pai.
ATO DE CONTRIÇÃO
A. Reconheçamos a necessidade que temos da misericórdia divina:
T.Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
HINO DE LOUVOR
T. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai, vós, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós, que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo; só vós, o Senhor; só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
DEUS NOS FALA
A. Ouçamos a Palavra que nos anima a estar a serviço das necessidades dos irmãos e irmãs. Não se perturbe o nosso coração diante das dificuldades da vida. Somos o povo de Deus, o povo escolhido para dar testemunho do amor de Deus.
PRIMEIRA LEITURA (At 6,1-7)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”. A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um grego que seguia a religião dos judeus. Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles. Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.
Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL [Sl 32 (33)]
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
• Ó justos, alegrai-vos no Senhor! / Aos retos fica bem glorificá-lo. / Dai graças ao Senhor ao som da harpa, / na lira de dez cordas celebrai-o!
• Pois reta é a Palavra do Senhor / e tudo que ele faz merece fé. / Deus ama o direito e a justiça, / transborda em toda a terra a sua graça.
• O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem / e que confiam esperando em seu amor, / para da morte libertar as suas vidas / e alimentá-los quando é tempo de penúria.
SEGUNDA LEITURA (1Pd 2, 4-9)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos, aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus. Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Com efeito, nas Escrituras se lê: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e magnífica; quem nela confiar, não será confundido”. A vós, portanto, que tendes fé, cabe a honra. Mas para os que não creem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular, pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles. Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.
Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, aleluia, aleluia!
Ficai em mim e eu em vós hei de ficar, diz o Senhor. / Quem em mim permanece, esse dá muito fruto.
EVANGELHO (Jo 14, 1-12)
L. Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa do meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. E para aonde eu vou, vós conheceis o caminho”. Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para aonde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes!” Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai?’ Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai ao menos por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.
Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.
REFLEXÃO
(Diálogo em família sobre as leituras)
PROFISSÃO DE FÉ
T. Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da Terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos Pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
PRECES DOS IRMÃOS
A. Dirijamos ao Pai das misericórdias nossas preces:
L. Senhor, ajudai-nos a ler os sinais dos tempos, para que estejamos sempre a serviço de todos aqueles que estão no caminho do vosso Filho. Nós vos pedimos:
T. Ouvi-nos, Senhor.
L. Senhor, cuidai de todas as mães, que hoje celebram seu dia, na maioria das vezes sozinhas em casa, a fim de que não sejam tomadas pela tristeza e pela solidão. Nós vos pedimos:
T. Ouvi-nos, Senhor.
L. Senhor, abençoai as mães de todos os padres e seminaristas de nossa diocese, que, com amor e generosidade, entregaram seus filhos para o serviço da messe. Acolhei em vossa glória as mães falecidas. Nós vos pedimos:
T. Ouvi-nos, Senhor.
A. Atendei, ó Deus, às nossas súplicas e ouvi com bondade as nossas preces. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
AÇÃO DE GRAÇAS
L. Graças, ó Pai, Senhor da vida, por este tempo bonito em que Cristo ressurgiu da morte e tornou-se Senhor e Pastor eterno, que nos conduz para as fontes repousantes de água pura.
T. Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!
L. Graças, ó Pai, Senhor da vida, por Cristo, nosso Páscoa, que foi imolado por nós. Morrendo, ele destruiu a morte e venceu o pecado do mundo. Com ele ressurge a nova criação.
T. Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!
L. Graças, ó Pai, Senhor da vida, por vosso Filho, que se entregou em vossas mãos, cumprindo a vossa vontade total como sacerdote, altar e cordeiro. Tirando o pecado do mundo, ele é hoje a nossa luz.
T. Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!
L. Rezemos com amor e confiança, como Jesus nos ensinou:
T. Pai Nosso que estais …
ATO DE COMUNHÃO ESPIRITUAL
A. Façamos agora nossa Comunhão Espiritual. Santo Afonso Maria de Ligório explica-nos o que é isto: “Consiste no desejo de receber a Jesus Sacramentado e em dar-lhe um amoroso abraço, como se já o tivéssemos recebido”. Em um momento de silêncio pensemos na Eucaristia. Meditemos em cada frase que diremos a seguir…
T. Vinde, Jesus adorável, vinde ao meu pobre coração; (Pausa) / Vinde saciar meu desejo; (Pausa) / Vinde meu adorado Jesus, vinde ó dulcíssimo Jesus! (Pausa) / Creio que estais presente na Eucaristia! (Pausa) / Vos amo sobre todas as coisas; (Pausa) / Desejo receber-vos em minha vida; (Pausa) / Vinde espiritualmente a meu coração, permanecei em mim e faça que nunca vos abandone.
(Momento de silêncio)
CANTO
1. Antes da morte e ressurreição de Jesus, / ele, na ceia, quis se entregar: / deu-se em comida e bebida para nos salvar.
E quando amanhecer / o dia eterno, a plena visão, / ressurgiremos por crer / nesta vida escondida no pão. (2x)
2. Para lembramos a morte, a cruz do Senhor, / nós repetimos como ele fez: / gestos, palavras, até que volte outra vez.
3. Este banquete alimenta o amor dos irmãos / e nos prepara a glória do céu. / Ele é força na caminhada pra Deus.
4. Eis o pão vivo mandado a nós por Deus Pai! / Quem o recebe, não morrerá. / No ultímo dia, vai ressugir, viverá.
5. Cristo está vivo, ressuscitou para nós! / Esta verdade vai anunciar / a toda terra, com alegria, cantar.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA
T. Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o Senhor, que mereceste trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou como disse, aleluia. Rogai a Deus por nós, aleluia!
Ave Maria…
A. Permaneçamos unidos a Jesus.
Texto: DIOCESE DE SANTO ANDRE